Aos 64 anos, aposentado de Ferraz faz Enem para cursar medicina
Aos 64 anos, aposentado de Ferraz faz Enem para cursar medicina
Ele começou a estudar aos 58 anos e diz que não quer mais parar.Para garantir resultado melhor, faz cursinho há quatro meses.
![]() |
Aos 64 anos, José Nascimento quer estudar medicina. (Foto: Kriss Oliveira/TV Diário) |
O sábado (26) é um dia especial para o aposentado José Costa do Nascimento, de Ferraz de Vasconcelos (SP). Aos 64 anos ele faz o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com o objetivo de cursar medicina em 2014 em uma universidade federal. Para isso, tem feito cursinho em uma escola particular há quatro meses. Mesmo com todo o esforço, a sensação na manhã deste sábado era de apreensão. “É muito difícil, porque são 90 questões. São menos de dois minutos e meio para responder cada uma”, avalia.
Apesar de já ser idoso, a relação do ex-metalúrgico com os livros pode ser considerada recente. Ele nunca havia estudado e, em 2006, foi conhecer a escola onde a esposa estudava e decidiu não abandonar mais a vida escolar. Começou cursando o 3º ano do ensino fundamental. Terminou o ensino médio em julho por meio do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).
Se o Enem não der certo, Nascimento não quer perder tempo e fazer o exame novamente no próximo ano. Por isso, já tem um plano B. “Fiz vestibular em uma faculdade particular para biomedicina. Se não for bem no Enem, começo esse curso em fevereiro”.
O aposentado não sabe se vai trabalhar na nova profissão, mas pretende continuar estudando sempre “Tem que estar com a mente ocupada até onde der. Eu quero estar atualizado em tudo que tenho direito”.
Sobre o exame
A edição de 2013 do Enem tem 7.173.574 candidatos inscritos. As provas acontecem neste sábado (26) e domingo (27) em 1.661 municípios. Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/enem, até o dia 30 de outubro de 2013. A data do resultado individual ainda não foi divulgada.
O G1 traz a cobertura completa do Enem 2013 em todo o Brasil. Nas noites de sábado e domingo, após as provas, o G1 terá um programa ao vivo ouvindo os comentários dos professores do Projeto Educação, da Globo Nordeste, e do cursinho De A a Z, do e do Rio de Janeiro.
Fernanda LourençoDo G1 Mogi das Cruzes e Suzano - 27/10/2013