Faixas exclusivas de ônibus vão beneficiar 130 mil passageiros por dia em Mogi
Faixas exclusivas de ônibus vão beneficiar 130 mil passageiros por dia em Mogi das Cruzes
O secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol, concedeu entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (23/10) para falar sobre a fase 1 da implantação das faixas exclusivas de ônibus na cidade.![]() |
Foto: Divulgação |
A previsão da SMT é que até o final desta semana toda a parte de sinalização já esteja implantada, para que o sistema possa entrar em operação. Até o final deste ano estará valendo o período de adaptação para os motoristas, portanto a ação de fiscalização só começará em 2014.
Confira a apresentação
As faixas exclusivas serão implantadas em alguns dos principais dos corredores de ônibus do município, como a avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, avenida Fernando Costa, rua Ipiranga e um trecho da rua Presidente Campos Sales. Passam por essas vias diariamente 69 linhas que atendem 122 bairros, cumprem 3.638 partidas diárias e transportam 130 mil passageiros. É, portanto, uma ação voltada para o benefício do usuário do transporte coletivo da cidade.
A medida visa, entre outros aspectos, equilibrar o uso do espaço viário, otimizando assim a capacidade das vias, reduzir a emissão de poluentes, reforçar a segurança no trânsito e diminuir os atrasos das linhas que cumprem itinerário nas vias abrangidas pela novidade. Com isso, a Secretaria de Transportes vislumbra também a atração de mais usuários para o sistema.
As faixas serão implantadas na avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, desde o seu princípio na intersecção com a rua Dr. Deodato Wertheimer, e seguirão pela avenida Fernando Costa, até o cruzamento com a rua Antônio da Fonseca, logo após a avenida Japão. A extensão total só nesse trecho é de 1.430 metros.
Já na rua Ipiranga, a faixa exclusiva de ônibus parte do cruzamento da avenida Fernando Costa e segue até o estreitamento do córrego Ipiranga, passando a rua Lara, numa extensão total de 1.127 metros. No trecho entre o córrego Ipiranga e a rua Joaquim Fabiano de Mello, serão abertas três faixas, dentro de uma ação complementar da Secretaria de Transportes, intitulada melhor utilização do leito viário (MULV).
“Ao longo desse processo de implantação, vamos fazer algumas ações complementares onde houver possibilidade. Podemos abrir três faixas em vias que comportam isso, criar algumas rotas alternativas e até bolsões de estacionamento”, explicou o secretário.
Confira a apresentação
As faixas exclusivas serão implantadas em alguns dos principais dos corredores de ônibus do município, como a avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, avenida Fernando Costa, rua Ipiranga e um trecho da rua Presidente Campos Sales. Passam por essas vias diariamente 69 linhas que atendem 122 bairros, cumprem 3.638 partidas diárias e transportam 130 mil passageiros. É, portanto, uma ação voltada para o benefício do usuário do transporte coletivo da cidade.
A medida visa, entre outros aspectos, equilibrar o uso do espaço viário, otimizando assim a capacidade das vias, reduzir a emissão de poluentes, reforçar a segurança no trânsito e diminuir os atrasos das linhas que cumprem itinerário nas vias abrangidas pela novidade. Com isso, a Secretaria de Transportes vislumbra também a atração de mais usuários para o sistema.
As faixas serão implantadas na avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, desde o seu princípio na intersecção com a rua Dr. Deodato Wertheimer, e seguirão pela avenida Fernando Costa, até o cruzamento com a rua Antônio da Fonseca, logo após a avenida Japão. A extensão total só nesse trecho é de 1.430 metros.
Já na rua Ipiranga, a faixa exclusiva de ônibus parte do cruzamento da avenida Fernando Costa e segue até o estreitamento do córrego Ipiranga, passando a rua Lara, numa extensão total de 1.127 metros. No trecho entre o córrego Ipiranga e a rua Joaquim Fabiano de Mello, serão abertas três faixas, dentro de uma ação complementar da Secretaria de Transportes, intitulada melhor utilização do leito viário (MULV).
“Ao longo desse processo de implantação, vamos fazer algumas ações complementares onde houver possibilidade. Podemos abrir três faixas em vias que comportam isso, criar algumas rotas alternativas e até bolsões de estacionamento”, explicou o secretário.
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As faixas exclusivas de ônibus beneficiarão todos os dias 130 mil passageiros do transporte coletivo municipal / Foto: Divulgação |
Outros dimensionamentos também estão sendo possíveis com a implantação das faixas exclusivas. Na rua Ipiranga, por exemplo, por um longo trecho é permitido o estacionamento ao lado esquerdo da via. Agora, em virtude dessa nova ação, equipes da Secretaria de Transportes puderam fazer um redimensionamento da faixa da esquerda, de forma que ela não fique mais estreita do que as demais.
Na rua Presidente Campos Sales também será implantada a faixa exclusiva de ônibus, mas em um pequeno trecho, de 80 metros de extensão, compreendido entre a avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco e a rua Prof. Flaviano de Melo. A via foi contemplada porque recebe diariamente um grande número de ônibus entrando e saindo do Terminal Central.
Somadas as três vias, as faixas exclusivas de ônibus totalizam 2.637 metros de extensão. Durante a coletiva, Xiol aproveitou para esclarecer algumas dúvidas práticas com relação à operação do sistema, como por exemplo, a maneira como os carros deverão fazer conversões à direita com a faixa exclusiva implantada. Neste caso, ele esclareceu que haverá um trecho com faixa pontilhada, para que os veículos caiam para a direita e já façam na sequencia a conversão.
Também será permitida a entrada e saída de veículos de garagens que margeiem a faixa exclusiva. Nesse caso o veículo deve aguardar na faixa do meio, sinalizar a conversão e fazer a entrada ou saída no momento que for possível.
O secretário lembrou ainda que a implantação das faixas faz parte de um amplo programa da Atual Administração, que é o projeto Novo Centro, no qual estão previstas e até já foram executadas diversas medidas. É, portanto, uma ação complementar de planejamento para o município, que não pára de crescer. Um dos dados que comprova isso, e que foi mostrado por Xiol, é o de crescimento da frota de veículos em Mogi das Cruzes. Nos últimos dez anos, a ampliação foi da ordem de 107%.
“É muito importante lembrar que o maior objetivo da implantação das faixas é beneficiar esses 130 mil passageiros que utilizam os ônibus diariamente nesses corredores. Se contabilizarmos a volumetria por hora de cada uma dessas vias, veremos que o número de pessoas que passam por ali utilizando o transporte coletivo municipal é maior do que o número de pessoas que estão em veículos de passeio. Ainda assim, não acreditamos que o motorista será prejudicado, porque os carros ainda terão duas faixas para circular. De qualquer forma, entendemos que toda mudança no trânsito gera dúvidas e é preciso um período de adaptação. Por isso decidimos deixar para 2014 a parte da fiscalização”, concluiu. (LMS)
Secom/ Mogi - 24/10/2013