Ferraz e São Paulo acertam parceria para obras em córrego do Kemel
Ferraz e São Paulo acertam parceria para obras em córrego do Kemel
Engenheiros e arquitetos das duas administrações municipais estiveram no bairro, na manhã de sexta-feira (27 de setembro), para os primeiros levantamentos técnicos; ainda nesta semana, prefeito Acir Filló e a subprefeita Adriana Neves da Silva Morales devem se reunir para tratar sobre o assuntoAs prefeituras de Ferraz de Vasconcelos e de São Paulo, por meio da Subprefeitura do Itaim Paulista, firmaram parceria para realizar obras de contenção no córrego Armênio Soares, localizado no limite entre os dois municípios, no bairro Cidade Kemel. Engenheiros e arquitetos das duas administrações municipais estiveram no local, na manhã de sexta-feira (27 de setembro), para os primeiros levantamentos técnicos. Os trabalhos devem ter início ainda nesse mês. Ainda nesta semana, o prefeito Acir Filló e a subprefeita Adriana Neves da Silva Morales devem se reunir para tratar sobre o assunto.
As intervenções serão empreendidas nas paredes da canalização do córrego, que fica na avenida Luís Rosa da Costa. O projeto será desenvolvido pelas prefeituras numa extensão de aproximadamente 2 mil metros lineares, com direito a obras na principal ponte que liga as duas cidades. Ocorre que a erosão já destruiu boa parte da pista de tráfego de veículos dos dois lados da avenida.
O secretário de Obras de Ferraz, o arquiteto Antonio Carlos dos Santos Ferreira, o Carlinhos, detalha como a parceria será firmada, para que as intervenções tenham início o mais breve possível:
“Fechamos um acordo para elaborarmos um projeto em conjunto, nós, de Ferraz de Vasconcelos, e a administração municipal paulista. Ao mesmo tempo, abrirmos um processo para ser protocolado no Departamento de Água e Energia Elétrica, o DAEE. O órgão é que dará o aval para que possamos sacramentar a parceria dentro da legalidade”, complementa o gestor.
Para o coordenador de Projetos e Obras da Subprefeitura do Itaim Paulista, Arnaldo Yoshinobu Ueda, não haverá nenhum problema de ordem burocrática na oficialização do projeto, pois as duas prefeituras terão 20 dias para preparar os processos para formalizar a parceria e para protocolar a documentação no DAEE:
“O prazo que nos foi dado é suficiente, mas, antes mesmo disso, daremos início às obras emergenciais de contenção da erosão nas laterais da via junto à ponte”, garantiu o especialiasta.
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Habitação de Ferraz, José Izidro Neto, ainda nesta semana o prefeito Acir Filló e a subprefeita Adriana Neves da Silva Morales terão uma reunião de trabalho para tratar do assunto. A data, o horário e o local do encontro ainda serão definidos pelas assessorias das autoridades:
“Temos um ótimo relacionamento político com as subprefeituras dos bairros da capital que fazem limite com Ferraz, e a do Itaim Paulista não é diferente”, salienta Izidro.
Além de Carlinhos, por parte da Prefeitura de Ferraz participaram, na manhã de sexta-feira, da vistoria ao córrego Armênio Soares, os secretários adjuntos Silas Faria de Souza (Planejamento), Miguel Leite (Comunicação Social) e Marcos Marcelino, o Marquinhos (Verde e Meio Ambiente). Enquanto o Poder Legislativo ferrazense foi representado pelo vereador Antonio Carlos Alves Correia, o Tonho, o DAEE enviou o engenheiro Júlio Ogawa.
Já a equipe técnica da subprefeitura do Itaim Paulista era formada por Marlon Salles (chefe de Gabinete), Arnaldo Yoshinobu Ueda (coordenador de Projetos e Obras), João Batista Silva (supervisor técnico de Planejamento Urbano) e Oseas Benevenute Apolinário (encarregado geral de Serviços Urbanos).
Secom/ Ferraz - 01/10/2013
Foto: Will de Oliver