Funcionários da Prefeitura de Ferraz passam por capacitação
Funcionários da Prefeitura de Ferraz passam por capacitação
Idealizado pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e com apoio da Secretaria Municipal de Obras e da Prana - Assessoria e Gestão Ambiental, evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (4 de outubro), na Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos (Acifv);programação segue até dezembroPreocupada em preparar seus funcionários para os desafios de se gerir adequadamente questões relacionadas ao Meio Ambiente e, ao mesmo tempo, conscientizá-los sobre a importância do tema, a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos promoveu, na manhã desta sexta-feira (4 de outubro), o “Encontro Técnico de Capacitação de Servidores Públicos sobre Gestão Ambiental”. O evento foi abrigado no auditório da Associação Comercial e Industrial (Acifv), com organização da Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente e apoio da Secretaria Municipal de Obras e da Prana - Assessoria e Gestão Ambiental.
Participaram dos debates servidores das pastas de Meio Ambiente, Comunicação Social, Fazenda, Obras, Agricultura e Abastecimento, Indústria e Comércio, Ciência e Tecnologia, Assuntos Jurídicos e Educação, além de trabalhadores lotados na Guarda Ambiental, no Banco do Povo Paulista e no posto do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento também foi prestigiado pelo vereador Aurélio Costa de Oliveira, o Aurélio Alegrete, que tem forte atuação parlamentar no setor de Meio ambiente.
Com a ajuda de slides, o especialista em Direito e Gestão Ambiental José Valverde Machado Filho ministrou a palestra central e falou, ainda, sobre a Política Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos, do qual é coordenador-técnico. Durante cerca de duas horas, Valverde, entre outras observações, comparou o crescimento da geração de resíduos sólidos dos anos anteriores com o momento atual e destacou a responsabilidade da população e das empresas nesse processo. Além disso, valorizou a necessidade efetiva de se criar a coleta seletiva e adotar a educação ambiental coletiva.
O secretário-adjunto de Meio Ambiente de Ferraz, Marcos Marcelino, que participou da abertura dos trabalhos, ressaltou o objetivo do encontro, que segue até o mês de dezembro, com a realização de mais quatro palestras. Segundo o gestor, a iniciativa tem como finalidade promover a contínua capacitação da estrutura ambiental do município, considerando e integrando, de forma transversal, as demais áreas do governo e seus servidores:
“Praticamente, todos os segmentos da Prefeitura de Ferraz estão envolvidos, de alguma forma, com questões do Meio Ambiente. É muito importante capacitar nossos colaboradores, para que eles possam tratar o tema de forma mais adequada e consciente. Nossa cidade abarca cerca de 25% de Mata Atlântica. Por isso, devemos preservar e disponibilizar mecanismos para que a sociedade respeite e resguarde a natureza, ao passo em que desejamos fortalecer a política ambiental municipal”, complementou.
“Esse tipo de atividade tem todo nosso apoio. Gestão Ambiental é coisa séria e, assim, buscamos dar o máximo de atenção ao assunto. Tanto que agendamos palestras com especialistas, para os funcionários da administração, que, em potencial, também são gestores de nossa cidade. Nosso intuito é tornar a articulação entre o governo municipal, o setor empresarial e a sociedade civil ferrazense cada vez mais forte, para construirmos um município cada vez melhor e ecologicamente correto”, complementa o chefe do Poder Executivo ferrazense.
Programação
Dentro do “Encontro Técnico de Capacitação de Servidores Públicos sobre Gestão Ambiental”, o professor de Direito Ambiental Luís Fernando Freitas Penteado vai ministrar o tema “Conceitos e Ferramentas para a Gestão Ambiental Municipal”, em 18 de outubro (sexta-feira).
No dia 1º de novembro (sexta-feira), Valverde vai falar sobre “Legislação Ambiental: Fundamentos e Aplicação”. Já em 14 de novembro (quinta-feira), Penteado aborda “Políticas de Mudanças Climáticas”. No dia 6 de dezembro (sexta-feira), Valverde encerra o ciclo com a palestra “Educação Ambiental”. A exemplo da que ocorreu nesta sexta-feira, todas as explanações serão abrigadas Acifv, entre 9 horas e meio-dia.
Secom/ Ferraz - 06/10/2013
Fotos: Will de Oliver