Punir é o melhor jeito de educar?
O cantinho do castigo ensina?
Oi, mães e pais que me lêem!Vocês colocam seus fillhos de castigo no cantinho? Cronometram o tempo que eles ficam, de acordo com a idade (1 minuto para cada ano de vida)? Acham que quando estão lá eles estão pensando, aprendendo e se arrependem do que fizeram? Eu também pensava! Até que li um artigo sobre o tema de autoria da psicóloga e consultora em educação Rosely Sayão e passei a questionar esse método!
![]() |
Castigar nem sempre é a fórmula ideal para educar seu filho. |
A especialista jogou um caminhão de terra nas minhas teorias. Segundo ela, "o cantinho do castigo, ou do pensamento, é uma punição. E sabemos que punição faz sofrer, mas não ensina nada. Adestra, condiciona, controla. Por um tempo". Confesso que nunca tinha pensado sob esse ponto de vista! Você já?
Eu pensava que o cantinho do castigo era uma alternativa a palmadinha, um jeito de punir e fazer pensar. Pelo jeito não é! Rosely diz que a criança fica no cantinho pensando em tudo. Menos no que fez. Aliás, no texto a médica ironiza a ideia de cantinho da reflexão, do pensamento, porque diz que a criança pequena não tem essa habilidade ainda, não reflete ainda.
De minha parte, vou pensar no assunto. Confesso que preciso de alguma técnica quando as meninas não se comportam. Quando elas agem corretamente sei o que fazer. Elogio. Muito. Valorizo os acertos. Mas, até então, os erros levavam ao cantinho. E agora já não sei mais o que fazer. Pretendo apelar para o velho e bom diálogo apenas, já que sou totalmente contra a palmadinha.
Se vai dar certo eu não sei. Depois eu conto aqui pra vocês! E antes que os críticos reclamem que eu não passei nenhuma dica aqui, que o texto foi superficial, eu respondo: esse blog não é de um especialista em educação, não tem a pretensão de dar respostas prontas, pretende discutir assuntos que interessem a outros pais e mães, pretende trocar experiências com os leitores. Adoro quando leio outras experiências e sugestões nos comentários! Adoro ver o que vocês testaram e deu ou não certo!
Continuem assim, por favor!
Fonte: Yahoo - 17/10/2013