“Raízes do Samba” atrai 500 pessoas em Ferraz
“Raízes do Samba” atrai 500 pessoas em Ferraz
Mais de 500 pessoas participaram, no sábado (5 de outubro), do projeto cultural “Raízes do Samba”. O evento foi promovido pelo Poder Executivo ferrazense, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, na praça Afonso Carlos Fernandes, no centro. A iniciativa, que vai ocorrer todo o primeiro sábado do mês na cidade, foi aberta à comunidade, que, na ocasião, pôde reviver grandes sambas interpretados por uma roda formada por 20 músicos. A atração foi promovida das 16 às 21 horas.Na oportunidade, o grupo liderado pelos músicos Beto Negrisamba (violonista) e Israel José dos Santos, o Rael (cavaquinho), trouxe em seu rico repertório grandes nomes do samba de roda, ou samba de mesa, como é popularmente conhecido o gênero, como Cartola, Antônio Candeia Filho, o Candeia, Clara Nunes, Argemiro da Portela e Adoniran Barbosa.
“Raízes do Samba” tem como principal objetivo oportunizar aos artistas locais espaços para a divulgação de seus trabalhos e, ainda, oferecer à população música de qualidade.
Segundo o bacharel em Direito Clóvis Caetano, um dos idealizadores do projeto, o mesmo visa o resgate e a preservação de composições e de histórias que marcaram a trajetória do samba no Brasil. O gestor público destaca que, com a participação de mais de 500 pessoas, a primeira edição da iniciativa alcançou sua finalidade – unir a população na praça Afonso Carlos Fernandes para uma grande roda de samba:
“Quem gosta de um bom samba de raiz, tão rico e tradicional em nosso País, saiu muito satisfeito do evento, realizado de forma nostálgica, do início ao fim, e que valorizou grandes intérpretes da Música Popular Brasileira (MPB). Vale destacar que, a cada intervalo, entre uma canção e outra, os músicos recitaram histórias e compartilharam curiosidades sobre cada melodia executada – como foi composta, de onde surgiu a inspiração e que proporções alcançou”, explica.
Um grande acervo de samba, com direito a discos de vinil, CD’s, livros e quadros, dos mais renomados sambistas, estavam expostos na praça, durante o “Raízes do Samba”. O evento também foi regado a uma bebida feita de maracujá e pimenta, disponível, gratuitamente.
O prefeito de Ferraz, Acir Filló, frisa, que, no que depender do seu governo, os artistas locais sempre terão espaço para compartilharem seus talentos:
“Ações culturais como esta serão constantes em nosso mandato. A finalidade é integrar e dar espaços aos talentos da cidade, bem como conceder chance de eles enxergarem seus dons, para que, assim, invistam na carreira artística. A música é como o esporte, ou seja, tem papel fundamental na socialização do individuo e da comunidade. Por meio de projetos como estes, construiremos um município mais humanizado e preparado para o futuro”, destaca o chefe do Poder Executivo ferrazense.
Secom/ Ferraz - 08/10/2013
Foto: Divulgação