Encontro de Capacitação reúne Empreendedores de Rua de Mogi
Encontro de Capacitação reúne Empreendedores de Rua de Mogi das Cruzes
Empreendedores de Rua e ajudantes que trabalham em Mogi das Cruzes participaram, na manhã desta quarta-feira (06/11) do III Encontro de Capacitação dos Empreendedores de Rua da cidade, realizado no auditório do Ciarte. O evento é parte do trabalho da Prefeitura, em parceria com o Sebrae, para a valorização dos profissionais e melhoria das condições de trabalho e de atendimento do setor.![]() |
Empreendedores de Rua e ajudantes que trabalham na cidade receberam orientações em palestras promovidas por representantes do Sebrae e da Vigilância Sanitária Municipal / Foto: Divulgação |
Os participantes assistiram a palestras de representantes do Sebrae, sobre a administração do negócio próprio, e da Vigilância Sanitária Municipal, que detalhou os cuidados necessários com higiene e limpeza nas atividades. Além disso, o Banco do Povo também esteve presente para prestar informações aos empreendedores de rua sobre as linhas de crédito do programa.
“Hoje, temos em Mogi das Cruzes uma categoria de comerciantes, que são os empreendedores de rua. A intenção deste encontro é capacitar os profissionais que atuam nesta área e valorizar a atividade”, destacou o secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno.
Atualmente, Mogi das Cruzes possui 210 empreendedores de rua cadastrados, sendo 168 no setor de alimentos e 42 no setor de armarinhos. O trabalho junto a estes profissionais foi iniciado em 2010, com o cadastramento e a padronização dos empreendedores. Eles também passaram por cursos de capacitação desenvolvidos pelo Sebrae, sobre assuntos como fluxo de caixa, administração, relacionamento com os clientes, entre outros assuntos.
Anualmente, os profissionais participam de um encontro, em que são novamente destacados pontos importantes da atividade comercial e também os cuidados necessários com relação à higiene, com atenção especial para os empreendedores que atuam em áreas de manipulação de alimentos.
“Quando se procura crescer profissionalmente, com mais conhecimento, existe uma melhoria do serviço prestado e, consequentemente, maior lucratividade. Isso fortalece a categoria profissional”, lembrou Nepomuceno.
O secretário destacou também a participação da Polícia Militar no trabalho de valorização da atividade dos Empreendedores de Rua, com a realização da Atividade Delegada, em que policiais, em seus períodos de folga, atuam na fiscalização do comércio irregular na cidade. (LM)
Secom/ Mogi - 06/11/2013