Ferraz: Projeto nutricional será implantado em escolas

Ferraz: Projeto nutricional será implantado em escolas

“Educando com a horta e a gastronomia”será viabilizado pela Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos em parceria com o Ministério da Educação (MEC), no próximo ano; pioneira no Alto Tietê, iniciativa tem como objetivo central oferecer refeição de qualidade nas instituições de ensino e, ao mesmo tempo, orientar os alunos sobre a importância de se adotar hábitos saudáveis à mesa



A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos vai implantar na rede municipal de ensino o projeto “Educando com a horta e a gastronomia”. O programa será viabilizado pela municipalidade em parceria com o Ministério da Educação (MEC), no ano letivo de 2014, agendado para ter início em 3 de fevereiro (segunda-feira). Pioneira no Alto Tietê, a iniciativa tem como objetivo central oferecer refeição de qualidade nas instituições de ensino e, ao mesmo tempo, orientar os alunos sobre alimentação saudável.

A partir do dia 12 de dezembro, professores da rede básica vão passar por formação sobre o projeto. Durante as capacitações, os educadores vão aprender como utilizar as hortas já disponíveis em algumas escolas, por meio do projeto “Horta Escola”, nas disciplinas regulares. Uma vez adotado em sala de aula, o programa permite que os educandos sejam abastecidos com dados técnicos e nutricionais das verduras e legumes cultivados nas unidades escolares de gestão local.

Os estudantes ferrazenses também vão aprender a plantar e a colher os produtos, ao mesmo tempo em que terão acesso a hábitos saudáveis à mesa. Segundo a secretária municipal de Educação, Denize Ribeiro, os alimentos cultivados, durante as oficinas, serão consumidos pelos alunos das unidades escolares. Ferraz é a primeira cidade do Alto Tietê a implantar o programa “Educando com a horta e a gastronomia”.

As primeiras unidades a receber o projeto do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) serão as Escolas Municipais de Educação Fundamental (Emefs) “Sara Tineue”, do Parque Dourado, “Maria Margarida”, da Vila Margarida, “Sílvia da Silveira”, da Vila Margarida, “Luciano Poletti”, da Vila São Paulo, “Antonio Schiavinatti”, da Vila São Paulo, e “José Sebastião”, do Cambiri. A previsão, segundo a Educação, é que até 2016 todas as 44 instituições de ensino da rede básica sejam contempladas com o projeto.

Denize explica que, no início deste ano, a pasta realizou um estudo que detectou que cerca de 18% dos alunos da esfera municipal estava acima do peso. A partir de então, a Secretaria de Educação passou a adotar ações que visam incentivar crianças e jovens a terem uma alimentação mais saudável:

“A questão nutricional é muito importante, tanto que, desde o começo do ano, a prefeitura investe na melhora substancial da merenda escolar. O projeto ‘Horta Escola’ chegou para completar o quadro, bem como o ‘Educando com a horta e a gastronomia’, já que ambos têm viés pedagógico. Em sala de aula, ensinamos o aluno a ter consciência da necessidade de se alimentar de maneira saudável, desde a tenra idade”, complementa Denize.

Já o prefeito Acir Filló valoriza a qualidade dos projetos implementados em sua gestão pela Secretaria Municipal de Educação. Para ele, o investimento no segmento é “pesado”, mas, ao mesmo tempo, compensador:

“Vários programas já foram desenvolvidos, como o ‘Palavra Cantada’, o ‘Magia de Ler’, o ‘Viagem Literária’ e o ‘Horta Escola’. Também melhoramos a merenda, reformamos os prédios das escolas, adiantamos a primeira parcela do 13º salário dos professores e vamos disponibilizar, a partir do mês que vem, um bônus de 10% nos salários dos educadores concursados. A educação é prioridade em nossa administração. Queremos, inclusive, que essas ações melhorem nossa média no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb”, complementa o chefe do Poder Executivo.

Secom/ Ferraz - 27/11/2013
Foto: Will de Oliver

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV