Ferraz propõe linha de ônibus até aeroporto de Guarulhos

Ferraz propõe linha de ônibus até aeroporto de Guarulhos

Principal objetivo do projeto elaborado pelas Secretarias Municipais de Transportes e Mobilidade Urbana e de Planejamento é facilitar o acesso, com direito a custo-benefício, de quem se desloca para a vizinha cidade; proposta foi entregue à Coordenadoria de Gestão de Transportes do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) na sexta-feira (1º de novembro)



Ferraz de Vasconcelos apresentou à Coordenadoria de Gestão de Transportes do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) um projeto que prevê a implantação de uma linha intermunicipal de ônibus que ligue a cidade ao Aeroporto Internacional “Governador André Franco Montoro”, em Guarulhos. A proposta foi entregue na sexta-feira (1º de novembro), pelo secretário municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, o bacharel em Direito e policial civil Carlos César Alves.

Segundo o chefe da pasta ferrazense, a matéria é resultado de um levantamento desenvolvido em conjunto com a Secretaria Municipal de Planejamento e que aponta para a preferência da população quanto à criação de uma linha até o aeroporto que funciona no bairro de Cumbica. O principal objetivo é facilitar o acesso de quem se desloca para Guarulhos, para estudar, trabalhar ou para atividades de lazer:

“Infelizmente, ainda nos dias de hoje, a população do Alto Tietê enfrenta muitas dificuldades para se deslocar até Guarulhos, principalmente até o aeroporto de Cumbica. Quem opta em ir de ônibus para a vizinha cidade, precisa utilizar, no mínimo, duas conduções, o que demanda tempo e paciência. Se for de táxi, na tentativa de agilizar o processo, o usuário vai arcar com até R$ 100, pela corrida. Com a criação dessa linha intermunicipal, tudo vai ficar mais cômodo para os moradores da região”, avalia Alves.

De acordo com o projeto desenvolvido pela Prefeitura de Ferraz, a linha de ônibus que vai ligar a cidade até Guarulhos terá 65,2 quilômetros e vai passar, ainda, por Poá e Itaquaquecetuba, pelo Shopping Internacional, pelo Aeroporto Internacional de Cumbica e pela Universidade de Guarulhos (UnG), o que demonstra sinergia em itinerário e eficácia para a mobilidade do cidadão que será transportado. A EMTU sinalizou positivamente para a propositura:

“Os técnicos da EMTU entenderam que o projeto é viável e garantiram que será possível implantar a linha. A empresa ficou de verificar se será necessário criar um novo itinerário, ou se poderemos utilizar alguma linha já existente. Daí, a questão será ampliá-la para atender nossa necessidade”, informa o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana de Ferraz.

Planejamento

Em setembro passado, a Coordenadoria de Gestão de Transportes do Condemat realizou, na sede da entidade, em Suzano, um encontro com os secretários de Transportes das cidades do Alto Tietê. O mote da reunião foi discutir a possibilidade de integração de linhas municipais com as da EMTU que servem à capital paulista.

Na ocasião, técnicos da estatal do Governo do Estado de São Paulo apresentaram, por meio de um projetor multimídia, as linhas que foram integradas e que já estão em operação nos municípios da região Oeste da Grande São Paulo e que podem ser implantadas nas cidades do Alto Tietê.

“Temos várias solicitações e projetos em estudo na empresa e estamos à disposição para dar todos os esclarecimentos necessários aos prefeitos e aos secretários ligados à Mobilidade Urbana sobre a questão. Nosso objetivo é desenvolvermos um trabalho conjunto e efetivar as linhas que nos forem requeridas”, adiantou o chefe de Planejamento da EMTU, Rogério Marcelino.

Secom/ Ferraz - 04/11/2013
Foto: Will de Oliver

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV