Fundo Social de Ferraz faz degustação de panetones
Fundo Social de Ferraz faz degustação de panetones
Para dar inicio as atividades da Oficina de Panetones, o Fundo Social de Solidariedade promoveu na tarde desta terça-feira (26 de novembro), uma sessão de degustação para os seus servidores; na oportunidade o professor de Panificação e Confeitaria, Eraldo Rodrigues Monteiro, ensinou como fazer a guloseimaO Fundo Social de Solidariedade de Ferraz de Vasconcelos promoveu, nesta terça-feira (26 de novembro), uma tarde de degustação de panetones para os funcionários do órgão presidido pela primeira-dama Viviane Vieira dos Santos. Cerca de 20 servidores do departamento e da Frente de Trabalho puderam apreciar a iguaria típica natalina. Além da esposa do prefeito Acir Filló, a secretária de Promoção e Desenvolvimento Social, Denise de Oliveira Andrade, também participou da atividade, que faz parte da Oficina de Panetones que o Fundo vai colocar em prática dentro de poucos dias.
Pensando em quem deseja inovar neste Natal e fazer seu próprio panetone, ou mesmo ter uma renda extra, o Poder Executivo ferrazense, por meio do Fundo Social, vai oferecer o curso, sem ônus, na cidade. Após a tarde de degustação, realizada hoje, por Eraldo Rodrigues Monteiro, professor de Panificação e Confeitaria, a próxima ação do projeto acontece na próxima terça-feira (3 de dezembro), na Associação de Moradores Chacon Moriel e Adjacências (rua Roberto Cavazana, 10, Parque São Francisco). As aulas serão ministradas em dois horários, das 8 às 12 horas, e das 13 às 17 horas.
A Oficina de Panetones vai contemplar pessoas que sejam assistidas por quatro entidades carentes de Ferraz, ou que sejam cadastradas nas mesmas. O curso será dado até o dia 20 de dezembro (sexta-feira). A adesão para as comunidades participantes é gratuita. Com a utilização de uma perua do tipo Kombi, equipada com forno, mesas e cadeiras, Monteiro vai visitar as quatro comunidades inseridas no projeto todas as terças e as quintas-feiras, em dois períodos. O curso itinerante terá a duração de quatro horas por aula.
Segundo a presidente do Fundo Social, tudo o que for feito pelos participantes no decorrer da oficina será ofertado aos mesmos e para as suas famílias, ou comercializado. Viviane lembra, inclusive, que o objetivo central do curso é ensinar a população de Ferraz como se produz o principal símbolo gastronômico do Natal, para que, posteriormente, o produto se torne fonte extra de renda, sobretudo aos menos favorecidos e para aqueles que buscam recolocação no mercado de trabalho:
“É muito importante participar de uma aula como esta. É possível fazer os panetones para presentear a família, ou mesmo para vender. Neste primeiro momento, todos os ingredientes utilizados na oficina serão fornecidos pelo Fundo Social. Esta iniciativa visa dar uma oportunidade para a população carente de Ferraz, que terá a oportunidade de aprender um ofício. Tenho crença que, desta forma, faremos com que o Natal de muita gente seja mais alegre e gostoso”, finaliza.
Secom/ Ferraz - 26/11/2013
Fotos: Will de Oliver