Junji Abe será homenageado em Sorocaba na 2ª feira

Junji Abe será homenageado em Sorocaba na 2ª feira

Deputado receberá o título de “Cidadão Sorocabano”, a ser outorgado pela Câmara Municipal, em sessão solene marcada para 19h30 da próxima segunda-feira, no Plenário da Casa



O deputado federal Junji Abe (PSD-SP) será homenageado com o título de “Cidadão Sorocabano”, às 19h30 da próxima segunda-feira (04/11/2013), em sessão solene no Plenário da Câmara Municipal de Sorocaba. A concessão da principal honraria da Cidade de Sorocaba, região sudoeste do Estado, ao parlamentar é uma iniciativa do vereador Waldomiro de Freitas, líder do PSD na Casa, que teve sua proposta aprovada pelo Legislativo.

“É uma honra que muito me emociona. Fico sem palavras para expressar o tamanho da minha gratidão. O que posso garantir é que continuarei me esforçando, dia após dia, para defender os interesses dos cidadãos sorocabanos junto ao governo federal”, disse Junji, reconhecido em Sorocaba pela sua atuação em defesa de questões de interesse nacional, como o fortalecimento do agronegócio, a expansão do período integral nas escolas, a luta para baratear tarifas de energia elétrica e de telefones celulares, além da cruzada pela redução dos preços dos remédios.

Segundo o autor da proposta, a concessão do título de “Cidadão Sorocabano” é um reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo deputado à sociedade local e nacional. A matéria foi votada em sessão ordinária da Câmara, em julho último (04/07). Eleito deputado federal, com 113.156 votos em 367 dos 645 municípios paulistas, Junji foi prefeito de Mogi das Cruzes, por dois mandatos consecutivos (2001 a 2008) e deputado estadual por três legislaturas (1991 a 2000). Ingressou na vida pública em 1972, quando foi eleito vereador com a maior votação da história da Cidade – 13% do Colégio Eleitoral.

Natural de Mogi das Cruzes, Junji nasceu em 15 de dezembro de 1940. É casado com a professora Elza Abe, tem três filhos (Juliano, Daniela e Mariana) e cinco netos (Enzo, Isabelle, Sophia, Raphael e Gael Junji). Descende de uma história de produtores rurais iniciada pelos avós, Makie e Tokuji Abe, que como os pais, Fumica e Izumi, são imigrantes japoneses.

A valorização do agronegócio e a busca do desenvolvimento econômico sustentável das diferentes regiões do Estado são suas marcas na vida pública. Presidiu por duas vezes (2004-2005 e 2006-2007) o Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, constituído pelos 38 municípios da Região Metropolitana de São Paulo. Também registra um histórico de mais de 35 anos como líder agrícola. Foi o presidente-fundador da Cooperativa Rural de Telecomunicações de Mogi das Cruzes que, em 1975, inaugurou o primeiro sistema cooperativo de telefonia rural do Brasil, garantindo a implantação de cerca de mil terminais telefônicos em Mogi das Cruzes, Suzano, Biritiba Mirim e Guararema. A iniciativa pioneira inspirou o surgimento de dezenas de outras instituições similares no País.

Durante 20 anos seguidos (1980 a 2000), Junji comandou o Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, além de dirigir várias outras instituições do setor em nível estadual e também de abrangência nacional. A consistente atuação rendeu-lhe mais de uma centena de homenagens e títulos honoríficos em várias cidades paulistas.

No Congresso Nacional, idealizou e preside a inédita Pró-Horti – Frente Parlamentar Mista em Defesa do Segmento de Hortifrutiflorigranjeiros. Ele também integra todos os colegiados ligados direta ou indiretamente à produção de alimentos e faz parte de quase 80 frentes parlamentares de interesse social, além de ser membro de órgãos técnicos permanentes da Casa, como a Capadr – Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, a CSPCCO – Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e a CDU – Comissão de Desenvolvimento Urbano.

Freitas destacou a adesão de Junji à Frente Parlamentar de Desoneração Tributária dos Medicamentos, lançada em abril último na Câmara Federal, pelo também pessedista Walter Ihoshi. Ele também assinalou que o deputado federal “apoiou as quatro edições do Encontro de Lideranças das Colônias Japonesas da Região Sudoeste, que inclui Sorocaba, para o desenvolvimento e perpetuação da cultura nipo-brasileira”.

03/11/2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV