Mogi lança a Campanha Novembro Azul na próxima segunda-feira, dia 11 de novembro

Mogi das Cruzes lança a Campanha Novembro Azul na próxima segunda-feira, dia 11 de novembro

A Prefeitura de Mogi das Cruzes fará, na próxima segunda-feira (11/11), às 10 horas, o lançamento da Campanha Novembro Azul, voltada para a prevenção ao câncer de próstata. O mês foi escolhido pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) para destacar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce no tratamento da doença. O lançamento será realizado no auditório da Policlínica, que fica na rua Dom Antônio Cândido Alvarenga, 170.

A Unica é uma das unidades de saúde do município que oferecem consultas de urologia na cidade / Foto: Divulgação


Durante todo o mês de novembro, homens com mais de 45 anos poderão realizar o exame de sangue de forma preventiva, com objetivo de detectar precocemente os casos positivos. Também serão distribuídos cartazes e folhetos informativos, serão realizadas duas grandes palestras – uma no Pró-Hiper e outra na Única – e salas de bate-papo em todos os Postos de Saúde, inclusive unidades do Programa Saúde da Família (PSF).

“Estas abordagens serão feitas pelas enfermeiras das unidades durante a espera na recepção. São orientações rápidas, seguidas dos encaminhados necessários para a realização de exame preventivo”, explica o secretário adjunto de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, lembrando que o primeiro exame a ser realizado é o PSA (antígeno prostático específico), que consiste na coleta de sangue. Os pacientes que apresentarem resultados alterados serão encaminhados para consultas com urologista na Unica, em Jundiapeba, AME, no Jardim Santista ou Hospital Luzia de Pinho Melo, no bairro do Mogilar.

O que é – A próstata é uma glândula masculina localizada entre a bexiga e o reto. Nos casos iniciais, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas. É recomendável procurar orientação médica quando o homem apresentar sinais ou sintomas como urinar pouco de cada vez; urinar com frequência, especialmente no período noturno; dificuldade para urinar; dor ou sensação de ardor ao urinar; presença de sangue na urina ou sêmen; e ejaculação dolorosa.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, é recomendado que homens saudáveis façam o exame clínico anual a partir dos 45 anos como forma de prevenção. Já os homens que possuem parentesco com portadores de câncer de próstata e homens da raça negra, que têm mais chances de desenvolver o tumor, devem iniciar o controle a partir dos 40 anos.

Secom/ Mogi - 05/11/2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV