Nove municípios são selecionados para obras em unidades de saúde

Nove municípios são selecionados para obras em unidades de saúde

Nove municípios da região foram selecionados pelo governo do Estado para obras de infraestrutura de Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os recursos são destinados a obras de reforma e ampliação.

 A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde afirmou que não tem uma expectativa de quanto será investido na região. O valor para todo o Estado ultrapassa R$ 115 milhões.
Ao todo, 578 cidades foram contempladas porque se inscreveram nos meses de agosto e setembro deste ano no programa estadual Qualis UBS, da secretaria, lançado em 2012. A iniciativa tem como objetivo promover a melhoria e o fortalecimento da atenção básica em saúde nos municípios, fundamental para garantir a eficiência e resolutividade do atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A liberação de recursos será dividida em três etapas - a primeira parcela, no valor equivalente a 20% do total aprovado, será paga no decorrer de dezembro. A segunda, no valor equivalente a 60% do total, mediante a apresentação de documento oficial de início da obra. E a terceira parcela, com os 20% restantes, após apresentação do atestado de conclusão.
Os municípios terão um prazo de até 12 meses, após liberação da primeira parcela, para realizarem todo o processo de reforma e ampliação da unidade de saúde.
Em 2012, por meio do programa Qualis UBS, a Secretaria de Estado da Saúde liberou R$ 76,2 milhões aos municípios paulistas, para aquisição de equipamentos, instrumental e mobiliários para salas de vacina, observação, acolhimento, arquivo de prontuários, procedimentos, consultório, farmácia e recepção.
"Investir na rede básica de saúde é fortalecer o primeiro canal de acesso do paciente ao SUS. Por isso o governo paulista resolveu contribuir para reforçar a infraestrutura das UBS, a fim de auxiliar os municípios a aperfeiçoarem as condições de atendimento à população", afirma o secretário de Estado da Saúde, David Uip.

Fonte: Diário de Suzano ed.: 9683 - 28 de novembro de 2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV