Prefeitura de Ferraz quer reformar mais escolas

Prefeitura de Ferraz quer reformar mais escolas

Por determinação do prefeito Acir Filló, vice-prefeito e secretário municipal de Habitação, José Izidro Neto, deu início, na sexta-feira (22 de novembro), a uma vistoria nos estabelecimentos de ensino que encontram-se em situação precária; intervenções devem ser realizadas a partir de janeiro de 2014



Cumprindo o cronograma de reestruturação das edificações e das instalações das escolas municipais de Ferraz de Vasconcelos, o Poder Executivo vai dar continuidade aos trabalhos de reforma nos prédios onde a condição é crítica para os alunos e professores. Por determinação do prefeito Acir Filló, o vice-prefeito e secretário municipal de Habitação deu início na sexta-feira (22 de novembro) a uma vistoria nos estabelecimentos de ensino que encontram-se em situação precária.

A primeira unidade vistoriada pelo gestor nesta primeira etapa foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Myriam Rodrigues Alckmin”, que funciona no Jardim Castelo. Além de Izidro, visitaram a instituição de ensino os secretários municipais Carlos César Alves (Transportes e Mobilidade Urbana), Elizabete Soliman (Segurança) e Antonio Carlos dos Santos Ferreira, o Carlinhos (Obras).

A comitiva constatou sérios problemas na parte estrutural da construção, como, por exemplo, no piso, em portas e nas lousas das salas de aula. O grupo também percebeu que um grande número de carteiras usadas para o assento dos estudantes está em péssimo estado de conservação:

“Pelo que constatamos, neste primeiro momento, a escola Myriam Alckmin não passa por reforma há alguns anos. Aqui, a situação é muito precária. De qualquer maneira, o prefeito Acir Filló nos incumbiu de realizar esse levantamento e providenciar, junto às secretarias competentes, as reformas necessárias. Dentro das próximas semanas, vamos visitar outras unidades de ensino de gestão municipal. Nossa intenção é oferecer educação de qualidade em ambiente adequado”, complementa Izidro.

De acordo com o vice-prefeito, as intervenções deverão ser realizadas a partir de janeiro de 2014, quando os estabelecimentos escolares estarão funcionando, internamente (administração), mas os alunos, em férias. Até o momento, das 44 instituições de ensino de gestão municipal, 17 já passaram por reformas incisivas, com direito a serviços de acabamento, pintura, novas instalações hidráulica e elétrica, jardinagem, limpeza e conservação. As unidades também foram equipadas com novos mobiliários e brinquedos.

Na semana passada, Filló e a secretária municipal de Educação, Denize Ribeiro, entregaram duas creches reformadas. Os Centros de Educação Infantil (CEIs) “Francisco Faria de Souza”, do Jardim Rosana, e “Bruna Arina Belloni”, do Jardim Temporim, foram reinaugurados na quinta-feira (21 de novembro).

“Estudar numa instituição de ensino bonita, equipada e estruturalmente funcional contribui até para a autoestima do educando. Assim, ele tem vontade de sair de sua casa todos os dias, para ir ao convívio de professores e de seus colegas de classe. Esta é uma das pontas do processo, que também prevê melhorias na qualidade da merenda escolar, incremento da grade curricular e dos projetos pedagógicos e capacitação de professores”.

Secom/ Ferraz - 26/11/2013
Fotos: Will de Oliver

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV