Reunião para discutir Operação Verão é realizada em Poá

Reunião para discutir Operação Verão é realizada em Poá

A Secretaria de Segurança de Poá, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, realizou na manhã desta terça-feira, dia 19, uma reunião para discutir a Operação Verão, visando o período de chuvas, que começa em dezembro e segue até o mês de março. A operação tem como objetivo a prevenção, por meio de planos e estratégias que devem ser atualizados e elaborados em relação a possíveis enchentes e outras situações.

Na reunião foi falado a respeito do plano de verão / Foto: Eduardo Guimarães
Na reunião foi falado a respeito do plano de verão / Foto: Eduardo Guimarães


De acordo com o secretário de Segurança, Benedito Pereira, até o final deste mês de novembro, o plano de verão estará atualizado, com o auxílio de todas as Secretarias Municipais. Ainda segundo ele, o melhor remédio é a prevenção: “Se faz necessário a participação de todos, tendo em vista, que cada pasta deverá apresentar também seu plano de ação, ou seja, prever de acordo com sua responsabilidade, o “agir” diante de uma situação de emergência”.

O secretário também explicou que determinados trabalhos preventivos são feitos regularmente e que envolvem praticamente todas as Secretarias. Dentre estes trabalhos, Pereira citou o desassoreamento de córregos, limpeza de bueiros e o monitoramento de áreas de risco. “Além disso, diversas obras foram e estão sendo feitas com o objetivo de combater enchentes, como por exemplo, o piscinão”, comentou.

Foi falado sobre a importância de estratégias de prevenção / Foto: Eduardo Guimarães
Foi falado sobre a importância de estratégias de prevenção / Foto: Eduardo Guimarães


Também foi colocado a importância do treinamento de pessoas voluntárias e informado ainda os quatros importantes estados de alerta para a Defesa Civil, sendo eles: chuva com volume de até 39 milímetros – precipitação de acompanhamento; chuva com volume de 40 59 mm – vistoria de campo nas áreas com acompanhamento de geólogo, arquiteto e engenheiro; chuva de 60 a 99 mm – estado de alerta; e acima de 100 mm – estado de alerta máximo.

Participação

Participaram desta reunião representantes da Defesa Civil da cidade e da Secretaria de Segurança; do Bombeiros; Samu; Guarda Civil Municipal; Sipa; Secretarias de Serviços Urbanos, Meio Ambiente, Obras e Assistência e Desenvolvimento Social.

Secom/ Poá - 19/11/2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV