Semana Nacional de Intensificação de Combate a Dengue é realizada em Poá

Semana Nacional de Intensificação de Combate a Dengue é realizada em Poá

A Secretaria Municipal de Saúde de Poá, por meio do Setor de Controle da Dengue, do Departamento de Vigilância em Saúde, realizou a “Semana Nacional de Intensificação de Combate a Dengue”, entre os dias 18 e 23 de novembro. Com o objetivo de combater o mosquito da dengue, diversas ações foram feitas, incluindo as de prevenção e orientação junto a população.

Pontos estratégicos foram vistoriados / Foto: Divulgação


De acordo com informações do Setor de Controle da Dengue, os agentes realizaram vistorias em pontos considerados estratégicos, como em borracharias, ferro velhos, centros de reciclagens, cemitério, floriculturas e desmanches, tendo em vista que estes são locais mais propensos ao surgimento do mosquito aedes aegypiti – vetor da dengue.

“É preciso vistoriar com regularidade este pontos, pois este lugares, geralmente reúnem objetos propícios a acumularem água, se tornando assim um ambiente para as larvas do mosquito. É um combate intensivo”, disse a secretária de Saúde Claudia Cristina de Deus.

Também foram realizadas ações de casa em casa e educativas com a distribuição de material explicativo, por meio das barracas montadas em praças e panfletagens em semáforos da cidade. Já com o auxílio dos agentes comunitários das Unidades de Estratégia e Saúde da Família (ESFs) da Secretaria de Serviços Urbanos foi realizado ainda o “Mutirão contra a dengue”, em que foi feita a coleta de diversos tipos de materiais e objetos que acumulam água, em domicílios e terrenos baldios, nos bairros abrangidos pelas equipes dos ESFs, como Vila Varela, Jardim São José, Cidade Kemel, Vila Júlia, Água Vermelha, entre outros.

“As ações desta semana visam intensificar no município o combate ao vetor da Dengue - o mosquito Aedes aegypti – através da orientação aos munícipes e do recolhimento de materiais inservíveis e de todos os outros objetos que possam acumular água”, frisou o Dr. Márcio Masaru Nakao, responsável técnico pelo Departamento de Vigilância em Saúde.

Secom/ Poá - 26/11/2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV