Servidores de Ferraz passam por capacitação em Gestão Ambiental
Servidores de Ferraz passam por capacitação em Gestão Ambiental
Idealizado pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e com apoio da Secretaria Municipal de Obras e da Prana - Assessoria e Gestão Ambiental, evento foi realizado na manhã desta quinta-feira (14 de novembro), na Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos (Acifv); após quatro palestras, programação terá mais um encontro no início de dezembroFoto: Will de Oliver |
A fim de preparar seus funcionários para os desafios de se gerir adequadamente questões relacionadas ao Meio Ambiente e, ao mesmo tempo, conscientizá-los sobre a importância do assunto, a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos promoveu, na manhã desta quinta-feira (14 de novembro), mais uma edição do “Encontro Técnico de Capacitação de Servidores Públicos sobre Gestão Ambiental”. Sob o tema “Mudanças Climáticas”, os trabalhos foram abrigados, entre 9 horas e meio-dia, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos.
Essa foi a quarta palestra realizada pela municipalidade relacionada ao Meio Ambiente, de um ciclo que abarca um total de cinco apresentações. O último encontro da série ocorre em 6 de dezembro (sexta-feira), na sede da Escola de Educação Integral e Formação Pedagógica I (Ediforp) - rua Prefeito Takumi Koike, 77, Núcleo Itaim. A exemplo do promovido hoje, a próxima explanação vai contar com organização da Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente e com o apoio da Secretaria de Obras de Ferraz e da Prana - Assessoria e Gestão Ambiental.
Com o tema “Mudanças Climáticas”, o evento desta quinta-feira deu forte ênfase aos motivos, causas e consequências do efeito estufa, que gera drástica mudança climática no planeta. Servidores das pastas de Meio Ambiente, Comunicação Social, Fazenda, Educação e Saúde, além de membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente participaram dos debates. Na ocasião, Luís Fernando de Freitas Penteado, professor, advogado e mestre em Direito e Gestão Ambiental, falou sobre o processo que gera o aumento da temperatura global, sobretudo por conta da emissão de diversos tipos de gases por indústria, veículos automotores e queimadas.
Com o apoio de slides, o diretor da Prana, o especialista em Gestão Ambiental José Valverde Machado Filho, também falou ao público presente. Na oportunidade, o profissional ressaltou a importância da realização dos encontros anteriores para a capacitação dos funcionários ferrazenses.
Em seguida, o secretário-adjunto de Meio Ambiente de Ferraz, Marcos Marcelino, um dos idealizados do “Encontro Técnico de Capacitação de Servidores Públicos sobre Gestão Ambiental” ressaltou as dificuldades enfrentadas pela pasta quanto à preservação de áreas verdes, principalmente as existentes no Cambirí, que detém a maior fração de Mata Atlântica do município.
“Praticamente, todos os segmentos da prefeitura estão envolvidos, de alguma forma, com o Meio Ambiente. É muito importante capacitar nossos colaboradores, para que eles possam tratar o tema de forma mais adequada e consciente. Nossa cidade abriga cerca de 25% de Mata Atlântica. Por isso, devemos preservar e disponibilizar mecanismos para que a sociedade respeite e resguarde a natureza, ao passo em que desejamos fortalecer a política ambiental municipal”, complementou o gestor.
Secom/ Ferraz - 14/11/2013