Suzano faz caminhada contra o câncer. Mamografias chegam a 800 por mês
Suzano faz caminhada contra o câncer. Mamografias chegam a 800 por mês
A Secretaria de Saúde de Suzano oferece para as mulheres suzanenses 800 vagas para exames de mamografia todos os meses. Além disso, também são fornecidos exames de ultrassom de mama.Divulgação |
O anúncio foi feito ontem pela chefe da pasta, Valéria Riccio Genovezzi Fernandes, durante a Caminhada de Prevenção ao Câncer de Mama, que encerrou as atividades da Saúde relacionadas ao Outubro Rosa.
O evento aconteceu por volta das 10 horas. A saída foi feita no CS II, localizado na Avenida Paulo Portela, no Jardim Paulista. A caminhada foi até a Praça dos Expedicionários, no Centro. Participaram da ação a Rede Feminina de Combate ao Câncer, o Tiro de Guerra, os Escoteiros e os funcionários da Saúde.
De acordo com a secretária, aconteceram 23 caminhadas simultâneas na cidade. O objetivo da atividade é fortalecer a ideia da prevenção do câncer de mama. "Hoje se encerra o Outubro Rosa, mas continuamos a oferecer na rede pública municipal todos os meses 800 vagas para exames de mamografia", completa.
Valéria atenta que os exames não devem funcionar com a mesma agilidade que aconteceu nos mutirões, mas destaca que eles são fornecidos gratuitamente. Outra ação realizada pela pasta nos postos de saúde são os grupos de orientação sobre o autoexame.
Eles falam sobre os dez passos para a prevenção ao câncer de mama. Ontem os panfletos foram distribuídos nos comércios, mas eles também estão disponíveis diariamente na rede de saúde.
"Uma das atividades que fizemos neste mês que achei bem importante foi atender 120 mulheres na ultrassonografia. Essa foi uma atividade que fizemos extra rotina normal, também realizamos em Suzano cerca de 800 mamografias gratuitas", ressalta.
Além disso, foi feita em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) uma orientação em relação ao autoexame e alerta sobre a grande quantidade de mulheres que marcam o exame de papanicolau, preventivo do câncer de mama, mas não comparecem nas consultas.
"No ano de 2013 tivemos mais de 15 óbitos de mulheres por câncer de mama. Esse câncer é tratável e curável. Por isso é importante fazer a prevenção", atenta.
Cerca de mil pessoas participaram das caminhadas. A meta da pasta é propagar a ação.
"Queremos levar as mulheres a terem a consciência da importância de se prevenir e cuidar da sua saúde", conta Valéria. "As mulheres devem se cuidar para se manterem jovens e felizes, em todas as áreas da vida", finaliza.
Fonte: Diário de Suzano ed.: 9660 - 01 de novembro de 2013