Alunos do CCI concluem curso de informática em Arujá

Alunos do CCI concluem curso de informática em Arujá

O Centro de Convivência do Idoso (CCI), da Secretaria de Assistência Social de Arujá, e a Faculdade de Arujá (FAR) entregaram o certificado de conclusão a 17 alunos do curso de informática, ministrado na unidade. Os formandos frequentaram o curso básico de internet durante um mês. As aulas, com duração de duas horas, aconteceram às terças, quintas e sextas-feiras.

Alunos do CCI concluem curso de informática em Arujá / Foto: Divulgação


Segundo a diretora do CCI, Ana Poli, as aulas serviram como importante instrumento de inclusão dos idosos. “Muitos pensam que pessoas da terceira idade não têm necessidade de ter conhecimentos na área tecnológica. Pelo contrário, essas pessoas têm sim de estar incluídas. Quando se pensa em inclusão, temos de pensar em um sentido amplo, global”, explica.

Ana também destacou a parceria com a Faculdade de Arujá (FAR), onde foram ministradas as aulas. “Há algum tempo eu vinha solicitando uma parceria, porque é muito importante essa integração que há através do Centro, onde eles participam de várias atividades que contribuem na melhora da autoestima. Agora os alunos estão muito felizes com o conhecimento ampliado”, ressalta.

Já a professora do módulo, Edna Marasca de Souza Queiroz, lembra que a superação dos alunos foi o ponto mais importante para o sucesso do curso. Segundo ela, devido às dificuldades naturais, o começo do curso teve de contemplar uma parte mais didática de alguns comandos no computador, para só depois entrar na parte de internet e troca de e-mails, objetivo central das aulas.

“É um curso básico, onde eles aprenderam a trocar e-mails e entrar na internet, mas, no início, eles tiveram que primeiro aprender a digitar e a mexer no mouse, porque eles não sabiam”, acrescentou Edna, que foi parabenizada, assim como seus alunos, pela secretária de Assistência Social, Maria Luzia Bortone Salles Couto. “É uma iniciativa muito significativa”, disse.

Sonhos realizados

Para Neusa Graton, 63, uma das formandas, o curso foi essencial pela oportunidade que ofereceu aos alunos. “Nós nos sentimos muito gratos pelo que aconteceu, porque o idoso só quer isso, carinho e oportunidade. E essa é uma maneira de gratificar e também homenagear a todos os idosos”, comemora.

Maria da Conceição Leal Teixeira, 64, também considera o curso uma forma de inclusão dos idosos no novo mundo tecnológico que se apresenta. “Pelo que eu vejo, daqui pra frente, tudo vai ser eletrônico, então a gente precisa aprender e se desenvolver”, projeta, para logo em seguida comemorar uma outra conquista, mais subjetiva: “Era meu sonho sentar na frente de um computador e escrever, mandar um e-mail pra alguém. O presente de Natal foi maravilhoso”.

Outra aluna a considerar o certificado como um belo presente de Natal é Maria Isaura Ferreira dos Reis. “Ah, o curso foi maravilhoso! Em 73 anos, esse foi o maior presente de Natal que eu já recebi na vida. Eu nunca tinha mexido num computador, agora já passei até e-mail para as colegas, aprendi bastante e pretendo continuar o curso”, diz, orgulhosa.

Para Ana Poli, dona Maria Isaura já pode comemorar. “Temos ideia de fazer novas edições. Já conversamos com a faculdade e também com a professora Edna e provavelmente faremos uma nova turma agora, já pra 2014”, finaliza.

Fonte: Prefeitura de Arujá - 22/12/2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV