Ferraz pode participar de intercâmbio em Orlando
Ferraz de Vasconcelos pode participar de intercâmbio em Orlando
Ferraz de Vasconcelos poderá participar de um intercâmbio empresarial. A possibilidade foi aventada durante uma reunião que o prefeito Acir Filló teve, dias atrás, com o diretor-presidente da BR Sporting Recruitment, João Paulo Santasofia. Na oportunidade, o executivo ofereceu a possibilidade de promover a viagem, para que empresários do município conheçam Orlando e, caso haja interesse, expandam seus negócios na cidade do Estado da Flórida. A empresa também demonstrou interesse em recrutar atletas amadores de futebol, de vôlei e de tênis da cidade para estudarem e jogarem em universidades americanas.![]() |
Ferraz pode participar de intercâmbio em Orlando / Foto: Will de Oliver |
Segundo Santasofia, que é natural de Ferraz e filho do primeiro funcionário público da prefeitura, a ida de uma comitiva do município para Orlando pode se dar por meio de um projeto específico, que seria elaborado por sua empresa em parceria com o Poder Executivo ferrazense. A ideia é reunir empresários, cerca de dez, que atuam em diversos segmentos, como Educação, Indústria, Comércio e Prestação de Serviços, e levá-los para conhecer a cidade americana, com direito a acesso facilitado à Câmara de Comércio Exterior Brasil / EUA e à Câmara de Comércio da Espanha.
“A proposta é levar esses empresários de Ferraz para Orlando, que, indiscutivelmente, é uma terra de oportunidades. Por lá, eles poderão ter acesso a histórias de brasileiros que deram certo nos Estados Unidos, que moram lá e mantém lojas, restaurantes e prestadoras de serviços, ou que vivem no Brasil, mas têm negócios em Orlando. Ferraz é progressista e reúne empresas e indústrias de renome e bem diversificadas. Sem contar que estamos falando de uma cidade que está num entroncamento interessante, perto de São Paulo, de rodovias importantes e do aeroporto. É fato que muito do que se é produzido em Ferraz pode ser sucesso, também, em Orlando”, argumenta Santasofia, que vive no município da Flórida há mais de 15 anos e é o único brasileiro a trabalhar como árbitro de vôlei nos Estados Unidos.
Para Filló, bem como para o secretário municipal de Administração, Arnaldo Antunes de Souza, que também participou da reunião, o executivo da BR Sporting Recruitment também ofereceu a possibilidade de recrutar esportistas de nível técnico competitivo (não profissionais) do município que tenham terminado o ensino médio, para estudarem em universidades americanas, com chances de receberem bolsa de estudo que varia de 30% a 100%. A contrapartida por parte dos atletas é ter boas notas e defender as camisas das instituições de ensino superior, fazendo parte de times de vôlei, de tênis ou de futebol.
Segundo Santasofia, no exterior, os jovens ainda têm direito à moradia, alimentação, transporte, treinamento, bem como materiais didático e esportivo. Durante a seleção dos esportitas, são levados em consideração o nível técnico do candidato, seu currículo escolar e sua desenvoltura nos testes de inglês.
“Esta é uma grande chance para os ferrazenses que desejam fazer faculdade fora do País. As vagas são destinadas para quem tem até 21 anos, caso não fale inglês, e para quem tem até 26 anos, caso tenha domínio da língua. Até mesmo para quem não tem inglês, é oferecido o ingresso numa escola diferenciada, onde a língua é ensinada. É um programa espetacular. Nossa cidade é carente, mas tem muitos talentos que têm condições de brilhar fora do Brasil. Vamos estudar a possibilidade de trabalharmos com este projeto”, complementa Filló.
Secom/ Ferraz - 28/12/2013