Passageiros poderão desembarcar fora das paradas obrigatórias em Poá

Passageiros poderão desembarcar fora das paradas obrigatórias em Poá

Os passageiros de ônibus municipais que circulam por Poá poderão desembarcar, em breve, fora das paradas obrigatórias, mas dentro do trajeto original das linhas. A medida é prevista na Lei 3.687/2013, de 10 de dezembro, que cria a "Operação Parada Segura".

Passageiros poderão desembarcar fora das paradas obrigatórias em Poá / Foto: Divulgação


O objetivo da norma é garantir a segurança tanto dos usuários do serviço como dos trabalhadores, entre eles, motoristas e cobradores de ônibus, contra possíveis assaltos.

Para isso, a Prefeitura vai autorizar a concessionária do transporte coletivo, no caso a Radial, a realizar este tipo de desembarque somente no período noturno, a partir das 22 horas até o último horário de circulação dos carros. 

O autor do projeto de lei 116/2013 que deu origem à legislação, vereador Ricardo Massa (PP), atentou que a ideia surgiu com o intuito de precaver situações de insegurança.

 "Fiz esse projeto para não deixar acontecer eventuais problemas, dando o direito ao usuário a descer em "qualquer" área no período noturno". 

O DS não conseguiu contato com o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Marcos Pacheco dos Santos, para saber quando a medida passará a valer. 

Apesar disso, conforme apontado na legislação, a secretaria terá de realizar estudos para definir quais linhas serão contempladas com a iniciativa. A pasta orientará a Radial a fixar no interior de cada veículo um aviso de que ele faz parte da operação. 

Ainda assim, já está estabelecido de que forma os passageiros de ônibus poderão solicitar a parada especial. Além dos dispositivos sonoros comuns, o usuário também poderá fazer o pedido diretamente ao motorista. Caberá ao condutor do ônibus parar o coletivo em local iluminado e que ofereça segurança ao passageiro na hora do desembarque.

Fonte: Diário de Suzano ed.: 9700 - 18 de dezembro de 2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV