Prefeitura de Ferraz fecha 2013 com três prêmios recebidos

Prefeitura de Ferraz fecha 2013 com três prêmios recebidos

O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, fechou 2013 com três prêmios recebidos. Duas honrarias destacam boas práticas de seu governo na Saúde. Enquanto uma refere-se à qualidade e à eficiência da administração municipal no controle à tuberculose, a outra reconheceu o gerente do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) pela autoria do projeto "Relações solidárias como potência na construção da rede psicossocial do Alto Tietê". O terceiro prêmio, entregue em novembro, destaca o trabalho empreendido pela Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom), considerada pelo Fórum de Desenvolvimento Econômico e Social de São Paulo e pela União Brasileira de Imprensa (UBI) uma das melhores do País.

Prefeitura de Ferraz fecha 2013 com três prêmios recebidos / Foto: Will de Oliver


A primeira outorga foi destinada a Ferraz em 25 de setembro. Durante o Fórum Estadual de Tuberculose, promovido no Centro de Convenções Rebouças, na capital, o município foi premiado por apresentar qualidade e eficiência nas ações de controle à doença. A coordenadora do Programa de Tuberculose e Hanseníase da cidade, a psicóloga Cláudia Aparecida Motta Moreira, recebeu a placa da Secretaria de Estado da Saúde, na cerimônia. As cidades reconhecidas pelo governo de Geraldo Alckmin atingiram metas e obedeceram critérios de avaliação previstos pela esfera estadual.

Ferraz, por exemplo, foi premiada por apresentar taxa de cura maior ou igual a 85% em prevenção à tuberculose, índice de 70% por busca de ajuda especializada por parte do paciente e taxa menor a 5% quanto a abandono do tratamento.

Já o gerente do Caps II de Ferraz foi premiado pela União na mostra “Brasil, Aqui tem SUS”. O reconhecimento deu-se pela região sudeste do País, em agosto, em Brasília. Ao lado de Dulcinéia Gomes de Sena Ramos, de Suzano, e Ângela Martins Marion Jorge, de Guarulhos, Ricardo Jacques Silva Peres é autor do projeto “Relações solidárias como potência na construção da rede psicossocial do Alto Tietê". O case teve como objetivo valorizar o trabalho desenvolvido pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPs), formada, também, por representantes de Arujá, Biritiba Mirim, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Santa Isabel.

"Trabalhamos com quem apresenta transtornos mentais graves e persistentes, clinicamente diagnosticados como neuróticos graves e psicóticos, quadros de depressão, riscos de suicídio, bipolaridade e psicoses esquizofrênicas e funcionais. Desta forma, é imprescindível um apoio especializado e humanizado, uma das marcas do RAPs. O modelo de gestão regional, inclusive, tem sido pautado em solidariedade, diálogo, aproximação, mediação, respeito e cuidado com o paciente”, complementa o psicólogo.

Comunicação

Já na noite de 4 de novembro, durante cerimônia abrigada no auditório "Franco Montoro", na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), a secretária de Comunicação Social de Ferraz foi laureada com o título "Promotores do Desenvolvimento", na categoria Poder Executivo - Comunicação. 

O prêmio nacional foi entregue pelo Fórum de Desenvolvimento Econômico e Social de São Paulo e pela UBI. Na oportunidade, Carla Fiamini recebeu a honraria das mãos do deputado estadual João Caramez. O reconhecimento, que também partiu das 56 organizações que o Fórum São Paulo abarca, deve-se ao trabalho que a jornalista empreendeu durante o primeiro ano de mandato do chefe do Poder Executivo ferrazense.

Secom/ Ferraz - 30/12/2013



Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV