Controle de Zoonose de Ferraz resgata cavalo; suspeita é de maus tratos

Remoção

Controle de Zoonose de Ferraz resgata cavalo; suspeita é de maus tratos

Um cavalo que apresentava vários ferimentos por todo o corpo e que, aparentemente, estava desidratado, e não conseguia se locomover, foi resgatado no fim da tarde de ontem (7 de janeiro) pela Divisão de Controle de Zoonose de Ferraz de Vasconcelos. Bastante debilitado, o animal estava deitado num terreno da avenida Quinze de Novembro, no centro da cidade. A suspeita é que o quadrúpede, que tem dono, tenha sido vítima de maus-tratos. O Poder Executivo ferrazense encaminhou o cavalo a uma chácara, onde vai receber cuidados veterinários até se restabelecer.

Controle de Zoonose de Ferraz resgata cavalo; suspeita é de maus tratos / Foto; Roseli de Souza


Os veterinários que trabalharam na operação acreditam que o animal ficou, aproximadamente, um mês, num terreno da rua Quinze de Novembro, sem se alimentar e sem ter acesso à água. Nos últimos dias, segundo munícipes que moram nas imediações onde o cavalo foi encontrado, ele estava “agonizando”, não conseguia ficar em pé e as feridas que já marcavam seu corpo há dias pioraram de forma significativa, próximo ao Natal. Algumas, inclusive, estavam sendo alvo fácil de insetos. O caso começou a chamar ainda mais a atenção de populares no dia 15 de dezembro, quando a temperatura na cidade se elevou.

Com a utilização de um guincho, que foi cedido pelo Departamento de Trânsito de Ferraz, o resgate do animal aconteceu nesta terça-feira e foi coordenado por uma equipe da Zoonoses, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde. Acompanhados da coordenadora do departamento, a médica-veterinária Silvia da Silva Pereira, os técnicos removeram o cavalo até uma chácara. A área é locada pela prefeitura e fica no Cambiri. Desde que chegou, o bicho tem passado por avaliações constantes e está recebendo água e alimentação adequada, inclusive, ração, e medicação intravenosa e oral. Segundo os profissionais que atuaram no resgate, o mamífero tem grandes chances de se recuperar.

“O cavalo se recupera bem dos ferimentos e já consegue se alimentar sozinho. Ele deve permanecer na chácara por um bom tempo. No local, está recebendo os cuidados necessários. O acompanhamento médico está sendo feito por veterinários da Zoonose. Receitei ao animal um anti-inflamatório biótico, além de hidratação oral e hidratação endovenosa. Agora, estamos aguardando o cavalo se recuperar, para ser submetido a uma bateria de exames. Isso será importante, para termos um diagnóstico mais preciso de sua saúde geral. De pronto, constatei que ele está bem debilitado, com anorexia e lesões na pele”, explica Silvia.

Ainda de acordo com a veterinária, o animal foi retirado do proprietário. A partir de hoje, ele não tem mais direitos sobre o bicho. Foi checado, ainda, que tutor do equino estaria o medicando sem prescrições médicas, além de ter deixado o animal, de forma irregular, no centro urbano da cidade:

“Assim que identificamos o dono do equino, o notificamos, por deixá-lo solto em via públicas, sofrendo, desta forma, maus tratos. O papel do Controle de Zoonoses, neste caso, é esse: identificar o tutor e notificá-lo, até mesmo porque animais de grande porte devem habitar zonas rurais. Caso o proprietário não entre em acordo com o município, nosso departamento recolhe o bicho e aplica multa”, finaliza Silvia.

Em caso de abandono de animais e maus tratos, a Divisão de Controle de Zoonoses de Ferraz aconselha que a denúncia seja feita via telefone pelo número 4676-6812. Assim que a ocorrência for registrada, as providências cabíveis serão tomadas pela municipalidade.

Secom/Ferraz - 08/01/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV