Inscrições para cursos técnicos são prorrogadas em Ferraz

Capacitação

Inscrições para cursos técnicos são prorrogadas em Ferraz

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos vai prorrogar as inscrições para o preenchimento de vagas de cursos técnicos que serão ministrados na Universidade Braz Cubas (UBC), gratuitamente. A princípio, os interessados só teriam esta quinta-feira (16 de janeiro) para firmarem seus cadastros. Contudo, por conta da grande procura por parte da população ferrazense, a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, Ciência e Tecnologia vai acolher as inscrições, também, amanhã e no sábado (dias 17 e 18 de janeiro).

Inscrições para cursos técnicos são prorrogadas em Ferraz / Foto: Divulgação


Apenas hoje, 480 pessoas demonstraram interesse para participar das capacitações, que serão oferecidas pelo governo do prefeito Acir Filló em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Nos próximos dois dias, as matrículas poderão ser feitas na sede da pasta (avenida Santos Dumont, 1.646, bairro Tanquinho), também sem ônus, das 9 às 17 horas. Os cursos têm como público-alvo moradores de Ferraz (homens e mulheres) que tenham concluído o ensino médio.

Há 21 opções de capacitação. Os cursos disponíveis são: Agente Comunitário de Saúde; Cuidador de Idosos; Gerência de Saúde; Hemoterapia; Podologia; Reabilitação de Departamento Químico; Registro e Informação em Saúde; Estética; Farmácia; Massoterapia; Órteses e Próteses; Saúde Bucal; Enfermagem; Imobilizações Ortopédicas; Radiologia; Segurança do Trabalho; Logística; Mecânica; Metrologia; e Soldagem. A previsão é que as aulas tenham início no mês de março de 2014.

As formações serão ministradas durante um ano e meio, de segunda a sexta-feira, na UBC (avenida Francisco Rodrigues Filho, 1.233, Vila Mogilar). Haverá turmas nos períodos matutino e noturno. Segundo a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, existem 26 mil vagas disponíveis para todo o Alto Tietê. A pasta ainda informa que, apesar de o curso ser gratuito, o aluno não terá direito à bolsa-auxílio remunerada.

Esta é a primeira vez que Ferraz oferece formação técnica de longa duração sem ônus para a população. Por conta dessa nova parceria com o Pronatec, “o cenário é positivo”, conforme avalia Elio de Andrade Filho, até mesmo porque, na opinião do secretário de Indústria e Comércio local, existem muitas oportunidades de emprego no município, mas, nem sempre, mão de obra qualificada:

“A falta de capacitação vem dificultando a inserção da população no mercado de trabalho. Justamente por isso, o investimento em cursos técnicos, em parceria com o Pronatec e a UBC, é tão valioso. Nossa pasta trabalha para que, cada vez mais, possamos preparar o trabalhador ferrazense. Parcerias como estas são fundamentais para gerarmos novas oportunidades”, complementa o gestor.

Ao compartilhar da opinião de seu secretário, o prefeito de Ferraz, Acir Filló, reitera que a qualificação profissional é uma das prioridades de seu governo:

“Cursos desta natureza são sempre importantes na vida de um trabalhador, ainda mais quando são disponibilizados por meio de parceria dessa grandeza. A capacitação gera novas oportunidades de emprego, bem como o reposicionamento profissional rápido. Estamos satisfeitos, em, mais uma vez, proporcionar ao morador de Ferraz o aperfeiçoamento curricular, que pode, e muito, melhorar suas chances no mercado, extremamente competitivo e seletivo”, finaliza o chefe do Poder Executivo.

Secom/ Ferraz - 17/01/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV