Mais de 26 mil pessoas saem da informalidade na região
Microempreendedores: Mais de 26 mil pessoas saem da informalidade na região
Dados apontam para crescimento de 29% na procura por formalização nos últimos 12 meses em oito cidades![]() |
Levantamento foi realizado pelo Sebrae do Alto Tietê, que tem sede em Mogi / Foto: Daniel Carvalho |
O município com maior número de cadastros é Mogi das Cruzes com 6,8 mil. Em seguida aparece Suzano, com 6,6 mil, Itaquaquecetuba (5,9 mil), Ferraz de Vasconcelos (3,2 mil). Poá (2,8 mil), Biritiba Mirim (588), Guararema (488) e Salesópolis (440).
Segundo a Previdência Social, quem sai da informalidade obtém algumas vantagens, como o registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), a possibilidade de emitir nota fiscal, fazer financiamentos, participar de licitações públicas, ter direito à aposentadoria e redução da contribuição previdenciária.
Além disso, segundo a entidade, estes empreendedores e suas famílias ficam protegidos pelos benefícios da Previdência Social como aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão.
De acordo com a gerente do Sebrae Alto Tietê, Cristiane Rebelato, o MEI traz a oportunidade do empreendedor se formalizar no mercado de trabalho. "É uma oportunidade de ser reconhecido e respeitado no mercado. Muitos dos trabalhadores que se formalizam, começam como microempreendedores individuais e acabam sendo estimulados e com isso, investem mais. Com o crescimento nos negócios, acabam se tornando grandes empresários", acrescenta a gerente.
Para se inscrever como microempreendedor individual, o interessado pode acessar o Portal do Empreendedor, pelo site www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual, onde encontrará todas as informações necessárias para realizar a inscrição na modalidade MEI.