Ferraz deve vacinar 5,7 mil jovens contra o HPV

Ferraz deve vacinar 5,7 mil jovens contra o HPV

A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos dará início, em 10 de março (segunda-feira), à vacinação, gratuita, contra o vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), responsável pelo aparecimento do câncer de colo de útero. Durante a ação, que será realizada até 10 de abril, a municipalidade pretende imunizar 5,7 mil adolescentes. Todas as 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), bem como cinco escolas da rede municipal de ensino, 17 da rede estadual e quatro particulares servirão como pontos de imunização da campanha.

Ferraz deve vacinar 5,7 mil jovens contra o HPV / Foto: Will de Oliver


A iniciativa no município terá à frente a Vigilância Epidemiológica e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), departamentos subordinados à Secretaria Municipal de Saúde, e a Secretaria de Educação de Ferraz. A imunização, que é intramuscular, será composta por três doses. Na cidade, a primeira será aplicada entre março e abril. A segunda, após seis meses da primeira. Já a terceira e última, também conhecida como dose de reforço, deve acontecer depois de cinco anos da primeira.

Conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, num primeiro momento, serão contempladas com a campanha jovens que tenham de 11 a 13 anos, 11 meses e 29 dias, que, geralmente, não deram início à vida sexual. A ideia é que, em 2015, a vacina seja oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e, em 2016, para as garotas de 9 anos.

Meninas que se encaixam neste perfil, de 10 de março a 10 de abril, deverão procurar uma das 13 UBSs de Ferraz para se vacinarem. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30. Neste um mês de ação, uma equipe formada por quatro profissionais da Vigilância Epidemiológica vai percorrer algumas instituições de ensino da cidade que atendam o público-alvo, para promover a imunização. Palestras educativas sobre o HPV e os cuidados necessários quanto à Doença Sexualmente Transmissível (DST), incluindo prevenção, também estão previstas para acontecer no decorrer da iniciativa.

As instituições de ensino que receberão os profissionais da Saúde são as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) “Prefeito Helmuth Herman Hans Louis Baxmann”, “Luciano Poletti” e “Myriam Penteado Rodrigues Alckimin”, bem como as Escolas Integrais e Formação Pedagógica (Ediforps) I e II, as 17 instituições de ensino da rede estadual de Ferraz e as unidades particulares Instituto Educacional Andrade, Instituto Educacional Luterano, Núcleo Educacional Ferrazense (Nef), além do Serviço Social da Indústria (Sesi).

“Todas as garotas imunizadas, tanto nas UBSs, quanto nas instituições de ensino, ganharão a Carteira de Vacinação do Adolescente, que contém, além de um calendário, informações importantes sobre saúde. A previsão é que recebam a dose 5,7 mil adolescentes de Ferraz”, explica o secretário municipal de Saúde, o médico Luiz Antonio do Nascimento.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiologia de Ferraz, a enfermeira Giselda de Oliveira Athie, como entre os dias 10 e 15 de março será comemorado o Dia Internacional da Mulher, no dia 15 (sábado), excepcionalmente, a imunização será realizada entre 8 horas e 16h30 em cinco UBSs: Jardim Castelo, Vila São Paulo, Vila Santo Antônio, Vila Margarida e CDHU.

Para o prefeito Acir Filló, esta campanha é uma “vitória”:

“Câncer de colo de útero, também conhecido como câncer cervical, é uma doença de evolução lenta. O principal agente desta doença é o HPV. Então, contarmos com uma vacina que pode combater um tumor é um vitória. Vale lembrar, no entanto, que é necessário que as meninas imunizadas tenham uma vida sexual sadia, com a utilização de preservativos e a ida constante ao médico, sobretudo para submeterem-se a exames de rotina, como o papanicolau”, complementa o gestor.

Secom/ Ferraz - 05/02/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV