Ferraz pretende implantar coleta seletiva nas escolas

Ferraz pretende implantar coleta seletiva nas escolas

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente, vai colocar em prática um novo projeto de educação ambiental. A proposta vai atingir, num primeiro momento, as 44 escolas da rede municipal de ensino, que passarão a contar com coleta seletiva de resíduos sólidos. O anúncio da iniciativa ocorreu durante o “Encontro Técnico de Capacitação de Servidores Públicos sobre Gestão Ambiental”, no fim do ano passado. Desde então, a pasta de Meio Ambiente em parceria com a Educação alinhava detalhes que tornarão a proposta uma realidade na cidade governada pelo prefeito Acir Filló.

Ferraz pretende implantar coleta seletiva nas escolas / Foto: Will de Oliver


O projeto prevê a participação de alunos, de professores e da comunidade escolar como um todo, ou seja, amigos, pais e demais familiares dos estudantes, bem como outros funcionários das instituições de ensino de Ferraz também poderão colaborar. A iniciativa prevê a instalação de ecopontos nas escolas da rede municipal. Nos recipientes, os munícipes farão o depósito de material reciclável, como plástico, vidro, papel e metal.

Conforme explica o secretário de Meio Ambiente de Ferraz, Julio Cezar Roriz, posteriormente, tudo o que puder ser reaproveitado será recolhido, selecionado e encaminhado pela municipalidade à cooperativa CTL. Com base na cidade, a entidade é especializada em reciclagem de materiais, tendo como premissa o correto destino a tudo que por ela é trabalhado.

Como forma de incentivo aos alunos e professores, os coordenadores do projeto de educação ambiental vão instituir uma espécie de “ranking” mensal, que será utilizado para validar e pontuar os produtos que forem oferecidos durante a campanha de reaproveitamento de materiais:

“Ou seja, as doações valerão prêmios simbólicos. Ainda vamos definir o que será oferecido às escolas que mais arrecadarem materiais. As cinco instituições de ensino que mais angariarem produtos vão faturar a premiação. Nossa intenção é promovê-la todos os meses. Estamos estudando cada detalhe, para que a proposta seja viabilizada adequadamente no município”, complementa o gestor.

A previsão é que a iniciativa tenha início nas escolas da rede municipal até o fim do primeiro semestre de 2014. Os ecopontos começarão a ser instalados dentro dos próximos meses nas 44 instituições de ensino da rede. Outras ações, como, plantio de árvores, por exemplo, também estão inclusas no projeto de educação ambiental das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Educação.

O chefe do Poder Executivo ferrazense acredita que a proposta vai permitir que a cidade “caminhe rumo à sustentabilidade”:

“Ferraz nunca abrigou um projeto nesse sentido. Tenho certeza que, com a criação dessa atividade, a população vai aderir, e passaremos, definitivamente, a ter a coleta seletiva. Essa ação é superimportante e vai ao encontro do que temos como mais importante em nossa a administração, que é o cuidado com o ser humano e com o bem-estar da nossa população. Não à toa que o nosso slogan é ‘Cidade Desenvolvida é Cidade Humanizada’”, argumenta Filló.

Secom/ Ferraz - 11/02/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV