Governador vem a Ferraz amanhã lançar Corredor Metropolitano
Governador vem a Ferraz amanhã lançar Corredor Metropolitano
Conforme a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos havia adiantado no mês passado, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, estará na cidade ao lado do prefeito Acir Filló, para lançar, oficialmente, a ordem de início de execução do projeto básico, executivo e ambiental do Corredor Metropolitano Bus Rapid Transit (BRT).![]() |
Governador vem a Ferraz amanhã lançar Corredor Metropolitano / Foto: Jovino Souza |
A cerimônia será realizada nesta quinta-feira (13 de fevereiro), a partir das 11 horas, no Ginásio Municipal de Esportes “Marcílio Guerra” (rua Jácomo Zanchetta, 77, centro). Também estão confirmadas as presenças do secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, do diretor-presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes, e do presidente da Câmara Municipal de Ferraz, Luiz Fábio Alves da Silva, o Fabinho.
Também é esperada a adesão de deputados estaduais e federais e de prefeitos e vereadores do Alto Tietê, inclusive das lideranças oriundas aos municípios por onde o mais novo empreendimento viário da região vai passar. A via vai ligar Ferraz a Arujá, passando, ainda, por Poá e Itaquaquecetuba. Segundo o cronograma do Palácio dos Bandeirantes, Alckmin deverá permanecer na cidade por cerca de uma hora e meia.
O cronograma prevê pronunciamento das autoridades e a assinatura da ordem de início do projeto pelo governador do Estado de São Paulo e pelo diretor-presidente da EMTU. Com o lançamento oficial, a Vetec Engenharia estará autorizada a dar início à elaboração do traçado. Ao apresentar o valor de R$ 10,4 milhões, a empresa venceu o processo licitatório para elaborar o projeto viário da esfera estadual. Após a cerimônia, Alckmin vai atender a Imprensa e deve visitar, ao lado de Filló, alguns pontos do município.
Segundo o Departamento de Projetos da Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM), o novo equipamento público de mobilidade urbana terá 20,9 quilômetros de extensão e atenderá mais de 42 mil passageiros por dia. A frota será composta por 67 ônibus articulados, que vão circular entre dois terminais - que serão construídos em Ferraz e em Arujá -, com direito a mais de 20 pontos de parada no percurso.
Em reunião realizada em janeiro, em São Paulo, a STM apresentou, por meio de um slide, a descrição funcional de todo o percurso do Corredor Metropolitano e as intervenções que serão empreendidas para a construção das pistas de rolamento, que vão deter faixas exclusivas para os ônibus articulados, veículos e ciclovia. O empreendimento deve contar com, ao menos, quatro viadutos. A previsão é que a inauguração ocorra em dois anos, a partir do início das obras.
Satisfeito pelo fato de Ferraz ter sido escolhida sede do lançamento do BRT, Filló destaca a parceria do governador com a cidade e o empenho do secretário de Transportes Metropolitanos e da equipe da EMTU em ter contemplado o município com o projeto, já que, num primeiro momento, ele não fazia parte do traçado:
“Se não fosse a dedicação de todos, inclusive de Geraldo Alckmin, nada disso estaria acontecendo, ou seja, não estaríamos, hoje, organizando este evento, para, amanhã, juntos, acompanharmos este momento importante para Ferraz e a região do Alto Tietê”, afirma Filló.
Secom/ Ferraz - 12/02/2014