Guararema está com chamamento público aberto para cadastrar artistas

Guararema está com chamamento público aberto para cadastrar artistas

Cadastro deve ser feito até o dia 31 de março pela internet.
Objetivo é facilitar o processo de contratação e mapear artistas da cidade.


Artistas e profissionais de arte e cultura de Guararema (SP) e de todo Alto Tietê têm até o dia 31 de março para se cadastrar na Secretaria Municipal de Cultura para participar de um chamamento público. Este é um instrumento jurídico para que os profissionais possam ser contratados para ações e eventos culturais. O cadastro deve ser feito pela internet, no site da Prefeitura. O objetivo é facilitar o processo de contratação, além de contribuir para o mapeamento de artistas da cidade.

Podem se inscrever artistas de vários segmento, sejam eles formais ou informais, como bandas, corais, artistas de circo, contadores de histórias, artesãos e até produtores culturais. Segundo o diretor cultural, Claúdio Ferraraz Júnior, uma vez cadastrados os artistas podem ser convocados para projetos rotineiros e também para eventos da cidade. “Esse cadastro é uma exigência jurídica e está sendo realizado em várias cidades. É uma forma de facilitar nossa comunicação com os artistas”, explica.

Além de facilitar o processo de contratação, a medida também contribui para o mapeamento de artistas, segundo a Secretaria. Ferraraz ainda afirma que o chamamento ajuda a incentivar o cadastro das pessoas envolvidas com arte no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIC). "Vamos montar um banco de dados para criar esse canal e ao mesmo tempo incentivar esse artista a se cadastrar no programa nacional. Isso é uma exigência do Ministério da Cultura para todos os municípios. Com esse mapeamento podemos entrar em vários programas culturais."

Depois do cadastro, o artista vai passar por uma análise e suas informações vão ficar disponíveis para a Secretaria. Dessa forma, eles podem ser chamados para os eventos culturais conforme a necessidade e a demanda do município. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4695-1793.

Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano - 03/02/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV