Mogi adere ao Programa Mulheres de Peito para detectar precocemente o câncer de mama

Mogi adere ao Programa Mulheres de Peito para detectar precocemente o câncer de mama

A Secretaria Municipal de Saúde aderiu ao Programa Mulheres de Peito, uma iniciativa do Governo Estadual que tem como objetivo detectar precocemente e garantir acesso ao tratamento do câncer de mama. Para ampliar o atendimento, o exame de mamografia passa a ser ofertado para mulheres de 50 a 69 anos no seu mês de aniversário, lembrando que a indicação desse procedimento é anual. Em 5 de fevereiro é comemorado o Dia da Mamografia.

No Dia da Mamografia, Mogi das Cruzes anuncia adesão ao Programa Mulheres de Peito, uma iniciativa do Governo Estadual para facilitar o acesso de mulheres de 50 a 69 anos / Foto: Will de Oliver


Para realizar o procedimento, basta que a paciente procure o Pró-Mulher I ou a Unica – Unidade Clínica Ambulatorial (veja endereços abaixo) munida de documento pessoal e cartão SIS – Sistema Integrado de Saúde. “Não é necessário passar em consulta médica e o exame deverá ser realizado, de preferência, no mesmo mês de aniversário da mulher”, explica o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis. As mulheres que estão fora da faixa etária do programa terão o encaminhamento estabelecido em protocolo de rotina.

A coordenadora de Saúde da Mulher da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Corasi Alves Andrade, explica que, caso seja detectada alguma alteração no exame, a paciente terá uma consulta agendada com um médico mastologista. “Se o resultado do exame for normal, a paciente receberá apenas um comunicado, que poderá ser apresentado para o seu ginecologista durante a consulta de rotina”, afirma ela, lembrando que todas as mulheres devem realizar consultas e exames preventivos anualmente.

O Programa Mulheres de Peito pretende ampliar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento de câncer de mama; aumentar a cobertura de mamografia na faixa etária definida para rastreamento; melhorar a detecção precoce do câncer de mama; e reduzir a mortalidade por câncer de mama a médio e longo prazo. Em Mogi das Cruzes, outras iniciativas vêm sendo desenvolvidas para ampliar o acesso das munícipes ao exame de mamografia, como é caso da Campanha Pense Rosa que, em outubro do ano passado, promoveu 1.320 exames de mamografia por demanda espontânea.

Endereços
Pró-Mulher 1: Rua Manuel de Oliveira, 30 – Mogilar
Unica: Rua Professora Lucinda Bastos, 1.769 – Jundiapeba

Secom/ Mogi - 06/02/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV