Prefeitura de Mogi das Cruzes inicia novo curso de Cuidadores de Idosos

Prefeitura de Mogi das Cruzes inicia novo curso de Cuidadores de Idosos

A Prefeitura de Mogi das Cruzes está iniciando as aulas do novo curso de Cuidadores de Idosos. A capacitação atende a uma demanda atual do mercado de trabalho e é resultado de uma parceria firmada entre a Coordenadoria Municipal do Idoso, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Crescer – Centro de Apoio à Educação de Jovens e Adultos, e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, por meio do Emprega Mogi. 

Curso de Cuidadores de Idosos está sendo ministrado no Crescer de Braz Cubas e também na Emesp, na Vila Lavínia, oferecendo capacitação profissional aos interessados


O Curso de Cuidadores de Idosos faz parte das ações desenvolvidas pelos Projetos 60 Mais Mogi, EnvelheSer e Emprega Mogi. Nessa primeira turma serão capacitados 70 alunos, com aulas promovidas no Crescer de Braz Cubas e na Emesp Jovita Franco Arouche, na Vila Lavínia.

As matrículas foram encerradas, mas os interessados podem comparecer na Emesp, na rua José De Carlo, nº 85, para serem admitidos. Lá, as aulas começam na próxima quarta-feira, dia 26 de fevereiro, e serão realizadas das 8h30 às 12 horas. Para participar, é preciso ter 18 anos ou mais e apresentar o certificado de conclusão do Ensino Fundamental.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já promoveu outros treinamentos para Cuidadores de Idosos, mas a nova capacitação segue o Código Brasileiro de Ocupação (CBO). Isso significa que, ao final do curso, o aluno receberá uma certificação profissional, o CBO 5162, que deverá ser anotado em sua carteira profissional quando da assinatura de um contrato.

O curso tem carga horária 60 horas, sendo 52 horas de aulas teóricas e práticas e 8 horas de atividades de integração social, que serão realizadas na Única, em Jundiapeba, ou no Pró-Hiper, no bairro do Mogilar. O conteúdo programático inclui primeiros socorros, cuidados com vestiário, alimentação, medicação, higiene, principais doenças, acompanhamento, qualidade de vida, cuidados anti-quedas, principais cuidados, Estatuto do Idoso e o idoso em Mogi das Cruzes, incluindo recursos e serviços disponíveis. “Os alunos que concluírem o curso serão cadastrados no Emprega Mogi para atender a demanda desses profissionais”, informa a coordenadora do Emprega Mogi, Gláucia Coutinho.

O coordenador da Coordenadoria Municipal do Idoso, Nelson Albissú, destaca a importância da criação do curso de Cuidadores de Idosos diante do aumento da expectativa de vida. “Com o crescimento da população idosa, surge a necessidade de mais cuidadores no mercado de trabalho. A formação desses profissionais pela Prefeitura de Mogi das Cruzes promove a qualificação para prestação de melhores serviços aos idosos doentes ou dependentes, domiciliados em residências, garantindo facilidades de cuidados na convivência familiar”, afirma.

Secom/ Mogi - 19/02/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV