Mogi das Cruzes recebe prêmio por realizar teste HIV em pacientes com tuberculose
Mogi das Cruzes recebe prêmio por realizar teste HIV em pacientes com tuberculose
Mogi das Cruzes recebeu nesta segunda-feira (24/03), Dia Mundial de Combate à Tuberculose, um prêmio por oferecer a testagem do HIV para todos os pacientes com tuberculose atendidos pelo Programa Municipal de Controle da Tuberculose. Concedida pelo CVE – Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde, a premiação foi entregue ao secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, em evento realizado na Capital![]() |
O secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, e a enfermeira do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Cristina Martines, receberam prêmio pela testagem de HIV |
A testagem de HIV aos pacientes com tuberculose faz parte da rotina de atendimento e a premiação ocorreu pelo alto índice alcançado entre os meses de outubro e dezembro de 2013, que foi de 96%. “O Programa de Controle da Tuberculose da Prefeitura de Mogi das Cruzes já conquistou vários prêmios pelos altos índices de cura alcançados junto aos pacientes. Mas o que estamos comemorando hoje é uma conquista inédita e de extrema importância, pois pode haver inter-relação entre as duas doenças”, explicou.
Nos últimos onze anos, Mogi das Cruzes conquistou prêmios pelo alto índice de cura registrado entre os pacientes em tratamento. No ano passado, o município conseguiu atingir 85% de sucesso entre os 134 novos casos registrados. Outro trabalho é a intensificação da busca pelos sintomáticos respiratórios. Na campanha realizada em setembro do ano passado, quatro novos casos positivos foram identificados. “As pessoas precisam estar atentas ao principal sintoma, que é a tosse persistente”, explica a enfermeira Cristina Maria França Lopes Martines, que acompanhou o secretário no evento que premiou 30 municípios paulistas.
A abertura do encontro foi realizada pela coordenadora do Programa de Controle de Tuberculose da Secretaria Estadual de Saúde, Vera Galesi, que falou sobre os principais avanços registrados no estado de São Paulo na área. Na sequência, profissionais e dirigentes de saúde assistiram três palestras: “A importância do teste HIV para os doentes de tuberculose”, proferida pela médica Leda Fátima Jamal, e pela psicóloga Tânia Regina C. de Souza; “Teste molecular rápido para tuberculose: equipamento, método e resultado, proferida pela representante da empresa Cepheid, Melissa Curcio Virgílio; e “A coleta de escarro e a qualidade da amostra”, comandada pelo médico David Hadad, da Universidade Federal do Espírito Santo. O evento terminou com a premiação aos municípios, laboratórios e demais instituições de saúde.
Tuberculose
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). É causada pelo Bacilo de Koch e sua transmissão ocorre de pessoa a pessoa. Quando o doente tosse, fala ou espirra, ele espalha no ar gotas muito pequenas contendo o micróbio da tuberculose. A pessoa que respira este ar pode levar este micróbio para o seu pulmão.
Quem tiver alguma dúvida sobre a doença pode procurar qualquer unidade de saúde ou o Programa, que funciona na Unidade de Atenção aos Programas de Saúde (UAPS-1). O endereço é Rui Barbosa, 174, Jardim Santista. Informações: 4724-8047.
Secom/ Mogi - 25/03/2014










