Inscrições para Casamento Comunitário de Ferraz terminam em 30 de abril
Inscrições para Casamento Comunitário de Ferraz terminam em 30 de abril
As inscrições para a terceira edição do Casamento Comunitário de Ferraz de Vasconcelos chegam ao fim em 30 de abril (quarta-feira). Os interessados devem procurar a sede do Fundo Social de Solidariedade do município (rua Carlos Gomes, 220, centro) para firmar o cadastro, que vale cinco quilos de alimento não perecível. A cerimônia será realizada em 18 de maio (domingo), às 10 horas, no Montreal Eventos (rua Antônio Silvestre Leite, 150, Tanquinho).![]() |
Foto: Will de Oliver |
Diferentemente das edições anteriores, não há limite de inscrições para o 3º Casamento Comunitário, conforme reitera a titular do Fundo Social de Ferraz, a primeira-dama Viviane Vieira dos Santos. As inscrições serão aceitas até 30 de abril. O cadastro deve ser feito no próprio Fundo. No ato, o interessado deve apresentar os originais do RG, do CPF e da Certidão de Nascimento, bem como um comprovante de endereço.
De acordo com os organizadores da iniciativa, para quem é divorciado, é necessário, ainda, apresentar a Certidão de Casamento averbada. Para quem é viúvo, pede-se, também, o Atestado de Óbito do(a) ex-companheiro(a). A Prefeitura de Ferraz ainda solicita a doação de cinco quilos de alimentos não perecíveis, por casal, a título de adesão. Os mantimentos serão, posteriormente, repassados às famílias carentes da cidade. Em contrapartida, os noivos recebem 20 convites para distribuir entre amigos e familiares.
A cerimônia será do tipo inter-religiosa. Um pastor e um padre concederão as bênçãos de acordo com a crença de cada casal participante, contemplando, assim, evangélicos e católicos. Não haverá custas de cartório inerentes ao processo civil. A oficialização da união será oferecida gratuitamente, bem como bolo e champanhe aos recém-casados, após a assinatura dos papéis.
Em novembro de 2013, o Fundo Social realizou a segunda edição do projeto. Na oportunidade, 65 casais oficializaram união na presença de mais de 1,5 mil pessoas. Já a 1ª edição foi celebrada em maio do ano passado. Os noivos, um total de 44, foram prestigiados por mais de 300 pessoas.
Segundo Viviane, a expectativa é das melhores quanto à realização da terceira edição da iniciativa.
“Sempre digo que, envolvida nesta atividade, me recordo do meu casamento com o Filló (o prefeito de Ferraz, Acir Filló) e do quanto estávamos felizes nesse dia. E é essa felicidade que pretendemos proporcionar aos casais que vão participar dessa cerimônia oficial dentro de algumas semanas”, observa a primeira-dama.
O chefe do Poder Executivo destaca a importância de a adesão do projeto ser gratuita e voltada para quem deseja oficializar o matrimônio, mas não têm condições de arcar com as tradicionais custas cartorárias.
“O Casamento Comunitário privilegia os que não têm como custear as cerimônias civil e religiosa. Muitos casais chegam a adiar a realização do sonho de casar oficialmente por não terem condições financeiras. Por isso, essa iniciativa vai ao encontro dessa necessidade. É muito bom poder participar de um momento como esse”, reitera Filló.
Secom / Ferraz - 22/04/2014