Prefeitura de Mogi das Cruzes recebe doação de livros, revistas e fotografias históricas

Prefeitura de Mogi das Cruzes recebe doação de livros, revistas e fotografias históricas

A Prefeitura de Mogi das Cruzes recebeu uma doação de milhares de livros, revistas e fotografias históricas. O material foi doado pelo procurador de Justiça aposentado, Euclides Ferreira da Silva Júnior, e está sendo separado e catalogado pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura, que fará o direcionamento à Biblioteca Municipal e ao Arquivo Histórico, de acordo com a classificação dos materiais

O bibliotecário Auro Malaquias dos Santos está cuidando da triagem dos livros e materiais doados pelo procurador Euclides Ferreira da Silva à Prefeitura de Mogi das Cruzes / Foto: Divulgação


São mais de 2,5 mil livros, sendo diversos romances, enciclopédias e exemplares de psicologia, história e ciências, entre outros, que fazem parte de um acervo que vem sendo construído há décadas pela família Ferreira da Silva. “A paixão pelos livros vem desde o meu avô, Nabor Ferreira da Silva, que foi professor e diretor escolar. Meu pai, Euclides Ferreira da Silva, era delegado e também um grande comprador de livros, costume que eu herdei e mantive até os tempos atuais”, explica Ferreira Júnior, que também foi professor na Universidade Braz Cubas (UBC) e Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

O acervo da família chegou a quase 12 mil exemplares. Foi quando surgiu a ideia de fazer a doação à Prefeitura. “Além dos livros, entre o material doado estão várias fotografias históricas e imagens de Mogi das Cruzes antigamente. Há uma foto do doutor Deodato Wertheimer, por exemplo, e de outros personagens ilustres da nossa cidade. Acredito que esse material possa ajudar a contar a história da cidade para as futuras gerações”, afirma o procurador aposentado, que também doou 10 estantes de aço.

Depois de passar por uma triagem, os exemplares serão catalogados e remanejados, de acordo com a classificação, para a Biblioteca Municipal, para o Arquivo Histórico e também para outros projetos de extensão e incentivo à leitura. “Essa iniciativa deve servir como exemplo para outras pessoas que eventualmente possuam materiais de valor histórico ou cultural”, elogia o vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira.

Secom/ Mogi - 08/04/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV