Olimpíada Cultural classifica 13 candidatos para a grande final em Ferraz
Olimpíada Cultural classifica 13 candidatos para a grande final em Ferraz
![]() |
Foto: Will de Oliver |
Com o objetivo de promover e desenvolver a Cultura em Ferraz de Vasconcelos, o Poder Executivo abriu espaço para mais uma edição da etapa Música da Olimpíada Cultural – Ferraz é Você. Ao todo, 200 alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino participaram da iniciativa, que tem coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Deste número, 13 candidatos se credenciaram para disputar a grande final, que acontece nesta sexta-feira (30 de maio), no Montreal Eventos (rua Antônio Silvestre Leite, 150, Tanquinho).
Os 200 concorrentes que se inscreveram para a competição promovida pelo governo do prefeito Acir Filló passaram por diversas audições no decorrer das últimas semanas. No dia 7 de maio (quarta-feira), 80 inscritos, entre bandas e músicos solos, estiveram no Ginásio Municipal “Marcilio Guerra” (rua Jácomo Zancheta, 77, Sítio Paredão), para passarem pela última fase de audição, que foi realizada entre 10 e 19 horas. Deste número, 13 se classificaram para a final do projeto.
Doze escolas de Ferraz terão representantes na final da Olimpíada Cultural: Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Luciano Poletti”, da Vila São Paulo, as Escolas Integrais e Formação Pedagógica (Ediforps) I, do Núcleo Itaim, e II, da Vila Santo Antonio, bem como as Escolas Estaduais (E.E.) “Carlindo Reis”, do centro, “Zélia Gattai Amado”, da Vila Corrêa, “Lândia Santos Batista”, do Jardim São João, “Jardim São Paulo II”, do Jardim São Paulo, “Justino Marcondes Rangel”, do Jardim Rosana, e “Olzanetti Gomes”.
Também se credenciaram para a finalíssima, estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec), localizada na Vila Jamil, e das unidades particulares de ensino Instituto Educacional Luterano, do centro, e Núcleo Educacional Ferrazense (Nef), da Vila Romanópolis. Deste número, 13 candidatos se credenciaram para disputar a grande final, que acontece nesta sexta, no Montreal.
Os candidatos à artista que chegarem ao pódio (três primeiros colocados) serão agraciados com troféus e medalhas. Além das honrarias, o primeiro lugar, em especial, vai ganhar um notebook e uma festa temática dentro da escola em que estuda. Já quem conquistar a segunda colocação levará para casa um tablet.
De acordo com o secretário de Cultura, Edson Pascotto, a Olimpíada Cultural visa incentivar as crianças e os jovens ferrazenses a se interessar pelas artes e a desenvolver seus dons:
“Já desenvolvemos duas modalidades durante este projeto, Música e Dança. Ambas nos revelaram grandes talentos. Por conta do grande número de interessados na etapa Música, achamos por bem repeti-la, oferecendo mais uma vez oportunidade para aqueles que não participaram da primeira vez”, salienta o gestor.
Para o chefe do Poder Executivo ferrazense, a Olimpíada Cultural também tem o objetivo de integrar os estudantes da cidade:
“Estamos descobrindo dentro das escolas artistas com potenciais fantásticos, que, até então, não tinham incentivo para mostrarem o que sabem fazer de melhor. Assim, estamos atingindo nosso objetivo, que é fomentar a Cultura no município. Ao mesmo tempo, estamos oferecendo aos estudantes um ambiente propício para se integrarem, fazer novas amizades e conhecerem o que o colega do lado ou da escola vizinha sabe fazer de melhor em cima do palco”, complementa o gestor.
Secom/ Ferraz - 27/05/2014