Itaquá: Funcionários da UPA passam por treinamento
Itaquá: Funcionários da UPA passam por treinamento
Cerca de 260 pessoas participaram dos treinamentos técnicos e motivacionais promovidos pelo Instituto Nacional de Assistência à Saúde e à Educação (Inase), organização social responsável pela gestão da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itaquaquecetuba.Durante a cerimônia de abertura, realizada na manhã do último sábado (3), a secretária de Saúde do município, Creuza dos Santos, fez questão de ressaltar que a inauguração da nova UPA é o início da concretização de um sonho. “Vim para Itaquá porque tenho o sonho de ver a Saúde melhorar muito. Eu acredito nessa mudança. E para que isso aconteça precisamos começar por quem mais precisa. E, sem dúvida, de toda a região do Alto Tietê, Itaquá é uma das cidades com a maior carência neste setor”, afirmou a secretária.
Com estusiasmo, Dra. Creuza agradeceu a presença dos participantes e destacou a importância do envolvimento de todos durante o treinamento, realizado em quatro dias. “Hoje, sei que muito mais do que a inauguração de um novo prédio, celebramos aqui uma grande conquista: o envolvimento de tantas pessoas na missão de fazer a Saúde de Itaquá melhorar, e muito. De nada adiantaria termos bons equipamentos e um lindo prédio, se não tivéssemos pessoas comprometidas com o trabalho. Hoje, estou feliz em ver que este comprometimento começa aqui”, finalizou.
Confiança - Ainda durante a cerimônia de abertura dos treinamentos, o prefeito do município, Dr. Mamoru Nakashima, também assegurou que, com a contratação do Inase, a Saúde de Itaquá verá o nascimento de um novo tempo. “Tenho visto ao longo dos anos que Itaquá é uma cidade muito carente. Mas tenho certeza que irá melhorar muito. A contratação da organização social para gerir a nova UPA é apenas o começo de uma grande mudança. Com o Inase, será possível garantir agilidade em todos os processos que envolvem o dia a dia de uma unidade de saúde, desde a contratação de médicos e outros profissionais, até a compra de equipamentos e insumos”, declarou Mamoru.
O prefeito também ressaltou a confiança no trabalho desenvolvido pelo Inase. “Nós tivemos muito cuidado na contratação desta organização social. E, hoje, temos certeza que fizemos a escolha certa. São pessoas sérias e inteiramente comprometidas com a mudança que queremos ver em Itaquá. Eu já acredito neste novo tempo. E garanto que, com o Inase, a Saúde de Itaquá irá melhorar muito. Fizemos esta escolha e tenho absoluta convicção em tudo que faço”, finalizou o prefeito.
Também estiveram presentes na cerimônia de abertura, o vice-presidente do Inase, Dr. André Alonso, e os diretores do Instituto, José Carlos Pitangueira e Carlos Augusto Baptista.
Resultado - “Durante o treinamento pude observar o quanto o Inase está empenhado em desenvolver um serviço de qualidade e isso me deixou extremamente motivada e empolgada para trabalhar na UPA de Itaquaquecetuba. Adorei todas as palestras e agradeço a oportunidade”. A frase dita pela enfermeira Renata de Castro ilustra o sentimento das cerca de 260 pessoas que participaram dos quatro dias de capacitação.
Entre os depoimentos dados pelos participantes após o encerramento dos treinamentos, médicos, enfermeiros, técnicos de raio-x e de enfermagem e demais profissionais da Saúde, agradeceram ao Inase pela oportunidade, e demonstraram grande interesse em fazer parte da equipe que ajudará a construir uma nova história na Saúde de Itaquaquecetuba. “Estamos vendo nascer uma nova era em Itaquá” , declarou a técnica de enfermagem Katiane Araújo Santos da Silva.
Já o técnico em radiologia José da Silva fez questão de elogiar o conteúdo da palestra motivacional, ministrada pelo palestrante Mário Balbino de Sá. “Me identifiquei muito com os resultados de todos os testes aplicados pelo Mário de Sá. É nítido que ele possui total conhecimento dos temas abordados e nos trouxe ensinamentos que serão aplicados não somente no trabalho, mas também na vida pessoal e familiar”, afirmou.
Com o intuito de padronizar os procedimentos que serão realizados pelos colaboradores da UPA, a capacitação trouxe discussões sobre temas como a importância e conceitos da humanização, atendimento ao paciente, classificação de risco e sala vermelha, psicologia hospitalar, entre outros.
Fonte: Prefeitura de Itaquaquecetuba-16/05/2014