Capacitações iniciam a Frente de Trabalho
Capacitações iniciam a Frente de Trabalho
Divulgação |
De acordo com o cronograma estabelecido pela Pasta, até a próxima segunda (09/06) todos os candidatos habilitados farão entrevistas individuais no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Eles devem atender ao dia e horário informados durante o evento desta tarde.
Antes do trabalho, no entanto, terão início as capacitações. A primeira, realizada no auditório da Câmara de vereadores, vai ser realizada dias 10, 11, 12 e 13 e vai abordar o tema “Integrar para interagir”. Para dar maior conforto aos beneficiários, a Secretaria de Assistência Social os dividiu em quatro grupos, sendo que cada um fará a capacitação em um dia.
Os cursos continuarão dias 17 e 18, no CRAS do Centro, desta vez com o tema “Trabalho e Organização, Família e Responsabilidade”. “A Frente de Trabalho não é um emprego, mas um programa que termina em um ano. Nosso maior objetivo é requalificá-los para o mercado de trabalho com cursos e capacitações ao longo deste período”, diz a secretária de Assistência Social.
Os locais onde os beneficiários vão trabalhar ainda estão sendo definidos. Para isso, a administração fará o cruzamento de dados entre as necessidades de profissionais apontadas por todas as secretarias municipais e a região onde os trabalhadores vivem. “O objetivo é que todos permaneçam o mais próximo possível de casa”, disse a secretária.
Reinserção
A reinserção ao mercado de trabalho é um dos principais objetivos dos candidatos que se cadastraram na Frente de Trabalho. “Está muito difícil conseguir emprego. São cinco anos desempregada, fazendo serviços em casa de família como diarista, mas às vezes acaba nem compensando. Agora vou fazer os cursos do programa para arrumar um trabalho fixo depois”, afirmou a moradora do Centro Residencial, Eliélia da Silva Soares.
Já no caso da dona de casa Maria Elizete Vieira, a Frente de Trabalho possibilitará a realização de um desejo pessoal. “Meus pais estão velhinhos e faz nove anos que não os vejo. Como eles moram no Ceará, eu quero juntar o dinheiro para ir lá visitá-los. Vou focar muito nisso porque é algo muito importante para mim”, disse.
O Programa
A Frente de Trabalho concederá remuneração mensal de R$ 550, cesta básica, vale transporte e seguro de vida aos beneficiários durante 12 meses. A jornada semanal de trabalho será de 40 horas semanais, cinco delas destinadas a cursos e reuniões socioeducativas.
A escolha dos 200 candidatos habilitados obedeceu aos critérios estabelecidos na Lei nº 2.610/2014, que instituiu a Frente de Trabalho e à comprovação das informações fornecidas durante a inscrição.
Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Assistência Social, no telefone 4655-0436.
Fonte: Prefeitura de Arujá - 03/06/2014