Ação Jovem forma cem estudantes nesta sexta-feira em Ferraz
Ação Jovem forma cem estudantes nesta sexta-feira em Ferraz
![]() |
Foto: Will de Oliver |
Acontece na noite de sexta-feira (13 de junho), em Ferraz de Vasconcelos, a formatura de cem alunos que passaram pelo Ação Jovem. O programa é colocado em prática na cidade por meio de uma parceria entre a administração do prefeito Acir Filló, por intermédio da Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Seds). O evento será abrigado, a partir das 17 horas, na Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos (Acifv) – rua Bruno Altafim, 26, Sítio Paredão.
O Ação Jovem é um programa de transferência de renda que tem como objetivo central estimular a conclusão da educação básica e preparar o adolescente para o mercado de trabalho. A iniciativa tem como público-alvo jovens de 15 a 24 anos, de ambos os sexos, que se encontrem em situação de vulnerabilidade social, e que tenham ensino fundamental, médio incompleto, ou que frequentem a Escola de Jovens e Adultos (Eja). Os formandos de sexta-feira são alunos de Administração, capacitação que foi ministrada entre janeiro e dezembro de 2013.
Durante o curso, os cem adolescentes assistidos pelo Ação Jovem que alcançaram o mínimo de 75% de frequência no ensino regular foram beneficiados com uma bolsa mensal de R$ 80. Segundo o Governo do Estado de São Paulo, o valor serve como “incentivo” aos estudantes, para que não abandonem os estudos, e como auxílio no que tange o custeio de uma atividade complementar.
De acordo com a secretária de Promoção Social, a primeira-dama Viviane Santos Vieira, que também responde pelo Fundo Social de Solidariedade de Ferraz, o programa de transferência de renda forma os jovens da cidade tanto na parte social quanto na seara profissional:
“Este trabalho desenvolvido entre o município e a esfera estadual é de suma importância, uma vez que esses adolescentes são os responsáveis pelo futuro de nossa cidade, Estado e País. Vale ressaltar que o Ação Jovem é também desenvolvido em Ferraz com o apoio da Diretoria Regional de Assistência Social, a Drads, de Mogi das Cruzes. A finalidade não é apenas capacitar o jovem, mas, também, fazer com que ele valorize os estudos e, consequentemente, sua permanência na escola”, explica a gestora.
Já o prefeito Acir Filló acredita que, estimular a conclusão do ensino básico, promover ações complementares, propiciar acesso a cursos profissionalizantes, bem como favorecer a iniciação no mercado de trabalho é um dever do poder público:
“É muito importante que o jovem se esforce, estude e acredite em seus sonhos. O estudante tem de buscar um objetivo em sua vida, para que não seja alvo e vítima da criminalidade que assola, não de hoje, nosso País. O adolescente tem de acreditar que ele pode estudar e trabalhar, pois esse é o melhor caminho para conquistar seu espaço no concorrido mercado de trabalho”, conclui o gestor.
A próxima turma do Ação Jovem de Ferraz se forma no fim do primeiro semestre de 2015. Ao todo, 350 adolescentes estão, atualmente, frequentando os cursos de Hotelaria e Turismo, de Inglês, e de Administração, na cidade. Cada capacitação tem duração de um ano.
Secom/Ferraz - 11/06/2014