Ctip cria Central de Atendimento em Ferraz
Ctip cria Central de Atendimento em Ferraz
![]() |
Foto: Verônica Ribeiro |
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Coordenadoria Técnica de Iluminação Pública (CTIP), criou um novo mecanismo para acolher as demandas da população - a Central de Atendimento. Trata-se de um importante canal entre a municipalidade e os munícipes e que está em operação desde o início deste mês. O principal objetivo do mais novo serviço oferecido pelo governo do prefeito Acir Filló é melhorar o atendimento ao cidadão e conceder mais agilidade às solicitações referentes à iluminação pública.
No dia 12 de maio, o chefe do Poder Executivo ferrazense e executivos da EDP Bandeirante assinaram o extrato do contrato de transferência do acervo dos ativos de iluminação pública da concessionária para a administração local. A providência vai ao encontro da determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Segundo o órgão regulador, os municípios têm até 31 de dezembro para cumprir a medida.
Ferraz passou, assim, a responder pela gestão do serviço em 1º de junho. Para auxiliar nas atividades, a municipalidade contratou a empresa JS Luz – Comercial Elétrica, que tem base na cidade. O contrato, que tem duração, num primeiro momento, de dois anos, prevê diversos serviços, como projeto, implantação, expansão, instalações, manutenção e consumo de energia, fazendo valer a determinação da Aneel em atendimento à Constituição Federal (CF) de 1988, que define que iluminação pública é de responsabilidade dos municípios. Para a Bandeirante, sobra o fornecimento de força, além do serviço de instalação de pontos de luz.
De acordo com o coordenador da Ctip, Ronaldo Julio de Oliveira, quando a concessionária de energia elétrica estava à frente das manutenções, as reclamações por parte dos munícipes de Ferraz aumentaram consideravelmente Além disso, as solicitações acerca de melhorias estavam demorando para ser amparadas pela empresa:
“Estamos há menos de um mês contando com os serviços da nova empresa e já pudemos notar significativas mudanças. Ferraz avançará muito em agilidade de atendimento. Quando a iluminação estava somente aos cuidados da Bandeirante, o setor de reparos da concessionária estava abrigando muitas reclamações, já que havia apenas uma equipe para cuidar de todo o Alto Tietê. Agora, da municipalidade, temos duas frentes, totalmente preparadas e equipadas”, enaltece o gestor.
A Ctip atende entre seis e oito pedidos por dia. Contudo, a expectativa é elevar esse patamar para dez acolhimentos diários. A JS está trabalhando com o prazo máximo de cinco dias úteis para realizar as manutenções requeridas. Para solicitar a melhoria, os munícipes devem entrar em contato por meio do número 0800-740-4003. No momento do atendimento, é preciso fornecer dados do titular da conta de energia e o endereço onde a operação deva ser feita.
Filló adianta que, em breve, será lançado pela Ctip um site oficial destinado ao atendimento online dos cidadãos, com a finalidade de tornar o trabalho ainda mais eficiente:
“Estamos trabalhando na análise de todos os bairros da cidade, para atendermos as reais necessidades dos cidadãos e aumentarmos a iluminação nos locais de riscos. A Ctip foi criada para isso, para suprir as necessidades no que tange iluminação pública, sobretudo em ruas, vielas e praças. Estamos falando de um serviço que demanda conhecimento técnico e que deve ser realizado com qualidade, para que o sistema tenha bom funcionamento e ofereça segurança”, complementa Filló.
Secom/ Ferraz - 26/06/2014