Ministro garante troca de duas viaturas do Samu de Ferraz

Ministro garante troca de duas viaturas do Samu de Ferraz

Foto: Will de Oliver


O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) de Ferraz de Vasconcelos contará em breve com duas novas viaturas. A afirmação foi feita pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, ao prefeito Acir Filló, na tarde de ontem (2 de junho), durante reunião realizada na sede do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), localizada em Suzano. Salvo os chefes dos Poderes Executivos de Poá, de Itaquaquecetuba e de Arujá, que enviaram representantes, todas as outras cidades que compõe a entidade participaram dos trabalhos nesta segunda-feira.

Provocado pelo próprio Condemat, o encontro dos prefeitos da região com o ministro da Saúde teve início às 14h30 e terminou por volta das 17h40. Na oportunidade, foram discutidas cinco questões importantes em pauta, entre elas, a construção e a manutenção do Hospital Regional Federal de Suzano e maior investimento por parte da União para os custeios das unidades do Samu que operam no Alto Tietê.

Nesta esteira de solicitações, Filló cobrou de Chioro a renovação e o aumento da frota. O Samu funciona em Ferraz desde 2008 e conta com uma frota de duas ambulâncias básicas, além de uma avançada, uma de apoio e uma quinta do tipo reserva.

  “Aproveitamos essa reunião com o ministro para reivindicarmos viaturas novas para o Samu, já que nossa frota é de 2006/2007, ou seja, necessita ser reposta. Na oportunidade, Chioro garantiu que nossa solicitação será atendida com brevidade, pois, segundo ele, o Samu é um programa que foi criado pelo ex-presidente Lula (Luiz Inácio Lula da Silva) e que contou com sua participação. Desta forma, comprometeu-se a tratar a questão com muito carinho”, salientou o prefeito de Ferraz.

Filló também protocolou ontem um ofício requerendo 20 novos profissionais para o programa Mais Médicos, que está em vigor no município desde janeiro de 2014. Atualmente, a cidade conta com quatro profissionais do convênio nacional. Enquanto dois são naturais de Cuba, os outros nasceram no Brasil, porém cursaram especialização em Portugal e na Argentina:

“Também solicitamos, oficialmente, 20 profissionais do programa Mais Médicos. Hoje, temos quatro médicos atuando em Ferraz por meio do convênio e os atendimentos melhoraram muito nos postos de saúde onde estes profissionais estão atuando”, complementou o prefeito de Ferraz.

Arthur Chioro explicou em entrevista coletiva após o encerramento da reunião com os prefeitos do Alto Tietê que as solicitações do feitas por Filló serão avaliadas com muita atenção e serão definidas com rapidez:

“Sobre a substituição de duas viaturas do Samu, não tenho dúvidas que o prefeito de Ferraz será atendido com brevidade. Quanto a ampliação do Mais Médicos, já estamos trabalhando no limite de profissionais, mas existe a possibilidade de remanejarmos médicos de municípios que forem excluídos do programa por desistência, ou mesmo por descumprir os acordos previamente estabelecidos”, ressaltou Chioro.

Secom/ Ferraz - 03/06/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV