Caps II de Ferraz promove 3ª Festa Junina
Caps II de Ferraz promove 3ª Festa Junina
![]() |
Foto: Will de Oliver |
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II, vai promover nesta quinta-feira (26 de junho) a sua 3ª Festa Junina. O evento, que já faz parte do calendário anual da unidade, tem a finalidade de oferecer um momento terapêutico de socialização e de confraternização para aqueles que necessitam de atenção psicossocial e que frequentam o serviço mantido na cidade pelo governo do prefeito Acir Filló.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, o encontro será abrigado na rua Nove de Julho, 439, na Vila Romanópolis. A festa está marcada para ter início às 10 horas.
O objetivo central da iniciativa é oferecer um momento de socialização para os pacientes atendidos pelo Caps II. Contudo, o evento é extensivo aos familiares de quem é assistido pelo órgão. Na programação não faltará apresentação de quadrilha, além de comidas típicas, brincadeiras e animação.
De acordo com o coordenador da Saúde Mental de Ferraz, o psicólogo Ricardo Jacques Peres, a festa junina é uma forma de promover a integração daqueles que dependem do tratamento específico de transtorno psicológico, tanto com seus parentes e amigos, quanto com a sociedade. Na opinião do profissional, este tipo de iniciativa é importante para a evolução do tratamento do paciente:
“Passamos o ano inteiro com essas pessoas, por meio dos atendimentos realizados. São tratamentos, reuniões, idas e vindas, acertos e erros, início e recomeços, além de superação e de muito amor. Assim, todo mundo, aqui, tem um significado muito especial. Essa festa é uma forma de reiterarmos isso”, argumenta.
O especialista ainda explica que o evento típico recebe o apoio de empresas e de indústrias de Ferraz, que oferecem brindes para que a municipalidade presenteie os assistidos:
“Tratamos os pacientes da Saúde Mental de Ferraz não apenas com relação ao bem-estar físico, mas, sobretudo, quanto ao bem-estar mental e à qualidade de vida dos assistidos. Tudo o que fazemos, incluindo as confraternizações, é pensando neles, no bem deles, do início ao fim”, complementa Peres.
Os Caps são unidades de atenção à saúde mental e referência em tratamento de quem sofre de transtorno mental grave e persistente. O atendimento inclui visitas domiciliares, acolhimento ao usuário e aos seus familiares, atividades socioeducativas e sócio-recreativas, passeios, exercícios físicos, oficinas terapêuticas, bem como atendimento psicológico, de enfermagem e de Psiquiatria.
Secom/ Ferraz - 25/06/2014