UPA atende 7 mil pessoas em dez dias em Itaquá
UPA atende 7 mil pessoas em dez dias em Itaquá
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Mais da metade dos casos são para clínico-geral / Foto: Erick Paiatto |
Segundo o levantamento, a especialidade mais procurada pelos usuários é a clínica médica. "Mais de 57% dos pacientes atendidos passaram por clínicos-gerais. Em seguida, estão os atendimentos de pediatria, responsáveis por 35% dos casos. Os ortopedistas e cirurgiões atenderam pouco mais de 6% dos pacientes", ressalta o diretor geral da UPA, Paulo Tierno.
Um dado interessante é que, segundo o Inase, 71% dos usuários que passaram pela unidade durante os primeiros dias de funcionamento não tinham a real necessidade de atendimento de urgência. "Diferentemente do antigo Pronto-Socorro (PS), onde as pessoas eram atendidas de acordo com a ordem de chegada, na UPA a prioridade é baseada no quadro clínico do usuário, ou seja, pacientes mais graves são atendidos primeiro", esclarece o diretor.
Cores
O sistema de classificação de risco utilizado na unidade é baseado em uma escala de cores que estabelece as prioridades de atendimento: do mais emergente ao menos urgente. Na UPA, após receber o primeiro atendimento, o paciente é classificado com uma pulseira vermelha (emergente), laranja (muito urgente), amarela (urgente), verde (pouco urgente) ou azul (não urgente).
"Sabemos que toda mudança gera desconfortos e alguns pacientes ainda não se adaptaram a este novo sistema de triagem. Porém, temos certeza de que em pouco tempo as pessoas entenderão que é exatamente o protocolo de classificação de risco que garante a sobrevida de pacientes com risco iminente de morte e aumenta a possibilidade de reversão de casos mais graves", afirma Tierno.
A UPA Sadako Sedoguchi fica na rua dos Cajueiros, 462, no Jardim Flamboyant.
Fonte: Diário do Alto Tietê - 03/06/2014