GCM recolhe 12 veículos em situação de abandono em Ferraz
GCM recolhe 12 veículos em situação de abandono em Ferraz
![]() |
Foto: Jovino de Souza |
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Ferraz de Vasconcelos recolheu 12 veículos em situação de abandono nesta semana. A ação faz parte da operação Lata Velha, que foi intensificada na cidade no último mês. A iniciativa está sendo coordenada pela Secretaria Municipal da Segurança, que tem à frente a coronel da Reserva da Polícia Militar Elizabete Soliman. Durante a fiscalização, pátios que funcionam de forma irregular também foram autuados.
O objetivo da iniciativa é manter a cidade limpa e segura e, sobretudo, sem entraves para motoristas e pedestres. Segundo o comandante da GCM local, Cleverson Souza Ramos, 12 carros foram recolhidos e encaminhados até o Pátio Municipal da cidade. Todos estes veículos já haviam sidos notificados pela municipalidade em operações anteriores por ilegalidade:
“Desde o início do mês de maio, estamos trabalhando nesta operação. Por meio de um trabalho de investigação, tendo como base denúncias anônimas, procuramos os proprietários dos veículos e os notificamos. Abandono de automóveis é crime ambiental, pois pode haver contaminação por vazamento de óleo ou de bateria. Além disso, carros descartados irregularmente pelas ruas favorecem a proliferação de pragas, de ratos, de escorpião e do mosquito da dengue, o que prejudica diretamente a população”, explica.
![]() |
Foto: Jovino de Souza |
Assim que notificado e identificado pela Prefeitura de Ferraz, o proprietário do veículo encontrado estacionado no mesmo local da via, ou em logradouro público por mais de 15 dias consecutivos, tem o prazo de oito dias úteis para se apresentar à base da GCM. O não comparecimento do cidadão acarreta abandono do automóvel, que poderá ficar em poder da municipalidade. Além de ter o carro apreendido, o proprietário do veículo recebe uma multa de R$ 7 mil.
Soliman, explica que o abandono de carros é motivado, muitas vezes, por documentação irregular, como multas e licenciamentos atrasados. Muitos carros são encontrados com vidros quebrados e portas abertas, oferecendo riscos aos cidadãos. A gestora também afirma que pátios que funcionam de forma irregular também estão sendo fiscalizados pela GCM:
“Geralmente, estes veículos podem servir de abrigo para um bandido, ou para qualquer pessoa que queira praticar algum tipo de crime. Pedimos, desta forma, que a população colabore conosco, para denunciar casos de carros abandonados pelo telefone 153, da Guarda Municipal. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar”, salienta a secretária de Segurança de Ferraz.
Secom/ Ferraz - 27/06/2014