Frota da GCM de Itaquá ganha reforço de mais dois carros e duas motos

Frota da GCM de Itaquá ganha reforço de mais dois carros e duas motos

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquaquecetuba recebeu ontem dois carros e duas motos. Os veículos, equipados com dispositivos especiais de segurança, serão utilizados no programa "Crack, é Possível Vencer". 

A entrega aconteceu em frente ao prédio da Prefeitura, na Vila Virgínia, e contou com a presença do prefeito Mamoru Nakashima (PTN) e do secretário municipal de Segurança Urbana, Geraldo Perioto.

Os automóveis, modelo Voyage, chegaram na semana passada de Brasília. Eles são frutos da parceria com o governo federal no programa. Eles são equipados para atuar como viaturas, contendo, entre outros dispositivos, sirene, megafone e holofotes. A Prefeitura vai instalar os rádios comunicadores. "Em poucos dias esses carros estarão nas ruas e serão um importante equipamento para defesa dos moradores de Itaquá", afirmou Mamoru.

As motos, que chegaram na cidade no mês passado, também foram apresentadas oficialmente. Elas completarão o trabalho de ronda feito pelos carros. "Com as motos temos a vantagem de deslocamento mais rápido. Elas entram em locais que os carros não conseguem", destacou o prefeito.

Um micro-ônibus - também especialmente equipado - completa a nova frota que a GCM terá à disposição. O prefeito afirmou que os investimentos comprovam a preocupação da Prefeitura com a segurança. "Desde o início a segurança tem sido uma de nossas prioridades", afirmou.

PROGRAMA
Lançado em dezembro de 2011, o programa "Crack, é Possível Vencer" é realizado em conjunto com o governo federal para enfrentar o crack e outras drogas. Com investimento de R$ 4 bilhões e articulação com os estados, Distrito Federal e municípios, além da participação da sociedade civil, a iniciativa tem o objetivo de aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários drogas, enfrentar o tráfico e as organizações criminosas e ampliar atividades de prevenção. O programa conta com ações dos ministérios da Justiça, da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além da Casa Civil e da Secretaria de Direitos Humanos.

Serão capacitados cerca de 170 mil líderes comunitários até 2014. Haverá também realização de campanhas específicas para informar, orientar e prevenir a população sobre o uso do crack e de outras drogas. Também foi criado o serviço de atendimento telefônico gratuito de orientação e informação sobre drogas VivaVoz (132), para facilitar o acesso do cidadão.

Fonte: Diário de Suzano - 26/06/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV