Educação abre inscrições para concurso cultural “Energias do Mundo” em Ferraz
Educação abre inscrições para concurso cultural “Energias do Mundo” em Ferraz
![]() |
Fotos: Roseli Souza |
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, em parceria com a EDP Bandeirante e a Casa Redonda, lançou, na manhã desta quinta-feira (24 de julho), o concurso cultural “Energias do Mundo”. Com o apoio do Ministério da Cultura, a iniciativa é aberta para professores e alunos do 3º ao 7º ano do ensino fundamental. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 15 de setembro (segunda-feira). A adesão é gratuita. Estimular a reflexão da comunidade escolar sobre o consumo de recursos naturais e acerca de cidadania ambiental é o objetivo central do projeto.
Por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, coordenadores e professores multiplicadores da rede de ensino estiveram, hoje, na Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos (Acifv), para passarem por uma formação pedagógica acerca do concurso. A finalidade foi preparar os educadores de 31 escolas do município, para que possam, posteriormente, repassar o conteúdo para os alunos, na tentativa de angariar o maior número de inscrições possível.
Poderão ser inscritos trabalhos artísticos produzidos por grupos de dois a três alunos, conduzidos por um professor/orientador. Valem cases elaborados a partir de técnicas diversas, como colagem, escultura, pintura e desenho, ou qualquer outra linguagem ligada às artes visuais. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 15 de setembro (segunda-feira) no site www.energiasdomundo.com.br. A adesão é gratuita.
Os quatro melhores trabalhos renderão prêmios aos seus autores: um notebook para o educador/orientador vencedor, uma bicicleta para cada aluno participante, e um troféu para a escola. A entrega será agendada pela instituição de ensino ganhadora e a Comissão Organizadora do concurso. O júri será formado por profissionais das áreas de Educação, Artes e Meio Ambiente:
“A iniciativa dinamiza o aprendizado das mais diversas disciplinas em sala de aula, com ênfase em educação artística, ciências e estudos sociais. Na verdade, ‘Energias do Mundo’ é uma experiência pedagógica incrível, criada para estimular a expressão cultural e artística no ambiente escolar. Ganham professoras, ganham alunos, ganha a comunidade”, complementa a sócia-diretora da Casa Redonda, Jasmin Pinho.
Para a secretária-adjunta de Educação de Ferraz, Marlene Drulis, a ação une, em ambienta escolar, intervenções artísticas com o Meio Ambiente:
“Por meio deste concurso cultural, queremos conscientizar os alunos da rede municipal a preservar a natureza e a utilizar os recursos naturais de forma inteligente. Este projeto tem condições de extrapolar os limites escolares, pois faz com que o conceito do que é sustentável chegue até a casa dessas crianças. Vamos trabalhar a conscientização de familiares e de amigos. Por acreditar que podemos ter uma sociedade ecologicamente correta, criamos parcerias como esta, fundamentais para o crescimento educacional”.
Além de Ferraz, Guarulhos, Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes, também estão participando do concurso cultural “Energias do Mundo”.
Secom/ Ferraz - 25/07/2014