Ferraz inaugura Corpo de Bombeiros

Ferraz inaugura Corpo de Bombeiros

Nesta quarta-feira (2 de julho), quando se comemora o Dia Nacional do Bombeiro, prefeito Acir Filló e o coronel PM Roberto Rensi Cunha, subcomandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, entregaram, oficialmente, o equipamento construído na rua Herman Telles Ribeiro, no centro da cidade; sob o comando do tenente PM Lucas Ricardo Mieteli, posto já entrou em operação com um efetivo de 33 homens

Fotos: Will de Oliver


O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, e o subcomandate do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, coronel PM Roberto Rensi Cunha, inauguraram na manhã desta quarta-feira (2 de julho) a brigada da cidade. A cerimônia, que reuniu mais de 2 mil pessoas, foi realizada no próprio posto, que entrou em operação com um efetivo inicial de 33 homens. Durante a solenidade, foi anunciado o incremento de mais 15 bombeiros, o que deve ocorrer dentro dos próximos dias.

Acompanhado de sua esposa, a primeira-dama Viviane Vieira dos Santos, o chefe do Poder Executivo ferrazense foi prestigiado no ato inaugural por importantes autoridades da corporação especializada em socorro a incêndios e acidentes, bem como pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado Samuel Moreira da Silva Júnior, pelo deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira e pelo governador do Estado de São Paulo na gestão 2007/2010, José Serra, que também foi ministro da Saúde entre os anos de 1998 a 2002.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Fábio Alves da Silva, a exemplo de outros parlamentares locais e do secretário de Governo de Ferraz, Juracy Ferreira da Silva, também fez parte do grupo principal de trabalhos, assim como Edésio Tiago Camilo Gurgel e João Felipe Camilo Gurgel, irmãos do tenente PM Silvio Tito Camilo Gurgel. Vítima, aos 31 anos, em novembro do ano passado, de um acidente automobilístico que também tirou a vida de sua esposa, seu filho, mãe e sogra, o militar empresta seu nome ao Posto do Corpo de Bombeiros de Ferraz.

Respeitando ritos militares inerentes ao Corpo de Bombeiros, a solenidade teve início, hoje, por volta das 11 horas, reunindo milhares de pessoas. Um dos pontos altos do evento foi à Continência a Mais Alta Autoridade Presente, comandada pelo 1º tenente PM Lucas Ricardo Mieteli, que será o responsável pelas operações da brigada em Ferraz. A formação de mais de 60 integrantes do Bombeiros Mirins e Juvenil da cidade também chamou a atenção de quem compareceu à rua Herman Telles Ribeiro, na manhã desta quarta-feira.

Durante seu pronunciamento, o qual deu o nome de Nota para Boletim Interno, o tenente-coronel PM Max Mena, comandante do 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros, do qual a unidade de Ferraz está subordinada, não deixou de elogiar os esforços de Filló na concretização da unidade local:

“Estamos aqui para salvar vidas, para honrar a farda que vestimos e para fazer valer nosso compromisso com o cidadão ferrazense. Temos no prefeito Acir Filló um homem de bem, que se preocupa com o bem-estar e a segurança de seu povo. Temos a certeza que este posto, inaugurado no Dia Nacional do Bombeiro, muda a história dessa cidade”, complementou a autoridade.

Rensi Filho também validou a importância de Ferraz ganhar seu próprio Corpo de Bombeiros e lembrou que esta é a sexta unidade a entrar em operação no Alto Tietê. Mogi das Cruzes conta com dois postos, o Central, entregue à população em 1963, sendo o mais antigo da região, e o de Brás Cubas. As cidades de Guararema, de Suzano e de Itaquaquecetuba também têm suas brigadas próprias. A autoridade ainda reforçou a expectativa de a unidade ferrazenese receber reforço de homens, em breve: 

“Hoje, damos início às nossas atividades, com 33 homens, sendo 12 recrutados pelo Estado e 21 municipais. Contudo, em breve, a brigada receberá reforço por parte do governo municipal. A expectativa é que ganhemos mais 15 membros, que, assim como os já incluídos nas atuais operações, vão receber formação específica na Escola Superior de Bombeiros, em Franco da Rocha”.

Emocionado e bastante satisfeito com a inauguração do Corpo de Bombeiros em Ferraz, Filló ressaltou que, mesmo tendo herdado um município “destruído, arrasado, administrativamente desorganizado e com muitas dívidas”, conseguiu reunir um grupo comprometido com a cidade e fazer com que um projeto de mais de 25 anos saísse definitivamente do papel:

“Muitos vieram e prometerem, mas nós conseguimos trazer para Ferraz nossa brigada, o que é uma vitória significativa, já que apenas 11% das cidades do Brasil têm Corpo de Bombeiros. Não é apenas, inclusive, uma questão de segurança pública, de ter um instrumento que vai salvar muitas vidas e guardar nosso município, mas, também, de desenvolvimento. Esta unidade, seguramente, vai atrair novos investimentos e elevar o status da cidade”, declarou.

Tradicionalmente, o Comando do Corpo de Bombeiros entrega seus postos, bases e serviços ao som das badaladas de um simbólico sino. Após o descerramento das placas inaugurais, a corporação guardou a honra dos trabalhos a Filló, que, ao lado de Estevam e de autoridades militares, tocou, pela primeira vez, o sino da brigada da cidade.

Secom/ Ferraz - 02/07/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV