Obras da Fatec de Ferraz devem começar em 90 dias
Obras da Fatec de Ferraz devem começar em 90 dias
![]() |
Divulgação |
O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, teve a confirmação na tarde desta quinta-feira (17 de julho) que as obras da Faculdade de Tecnologia (Fatec) da cidade devem ter início em até 90 dias. A informação foi passada por Laura Laganá, diretora-superintendente do Centro Paula Souza, mantenedora da instituição de ensino, durante reunião realizada em São Paulo. O prédio será construído no Jardim São João e, num primeiro momento, vai abrigar três cursos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Manutenção Industrial e Processos Metalúrgicos. O projeto está orçado em R$ 33 milhões.
Acompanhado do secretário municipal de Governo, Juracy Ferreira da Silva, o chefe do Poder Executivo ferrazense se reuniu com Laura, hoje, por volta das 15 horas, no Centro Paula Souza, na rua dos Andradas, na Luz, na capital. Durante o encontro de trabalho, foi reiterada a importância do convênio assinado no último dia 4, entre a Prefeitura de Ferraz e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.
Segundo Laura, com a oficialização da parceria no início deste mês, o Centro Paula Souza já abriu concorrência para a escolha, por menor preço, da empresa que ficará responsável pelas obras da Fatec em Ferraz, que receberá investimento na ordem dos R$ 33 milhões. A previsão é que em três meses as obras tenham início no município.
A unidade profissionalizante será alicerçada no Jardim São João, em terreno de 22 mil metros localizado na rua Professor Engenheiro Claudio Abraão, s/nº. Destes, 9,5 mil metros quadrados serão de área construída. A entrega está prevista para 2016. Com quatro pavimentos, a faculdade terá 19 salas de aula, além de 19 laboratórios, bloco administrativo, biblioteca, cantina, cozinha, refeitório e demais dependências.
O prédio terá capacidade para atender até 2.280 alunos, que terão à disposição cursos tecnológicos com duração de até três anos. Definidos com base no perfil industrial e empresarial de Ferraz, cada curso vai matricular 120 estudantes.
Em visita a Ferraz em 20 de março deste ano, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Garcia, adiantou que a Fatec da cidade vai oferecer, num primeiro momento, curso de Processos Metalúrgicos. Gradativamente, a unidade também vai contemplar as modalidades Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Manutenção Industrial:
Para Filló, trata-se de uma conquista “extraordinária”, especialmente para os jovens que, a partir de 2016, terão no município opção para investirem em formação superior, sem ônus:
“Ferraz está crescendo. Muito mais vem por aí. A Fatec não é promessa, nem conversa, nem maquete. Definitivamente, saímos da teoria. Construindo a Fatec do outro lado da cidade, vamos desenvolver aquela região, que por mais de 20 anos foi esquecida. Essa área ainda será contemplada com o Corredor Metropolitano, que vai ligar Ferraz a Arujá, Poá e Itaquaquecetuba, e com uma agência da Caixa Econômica Federal. É o começo de novos tempos”, enumera, satisfeito, o prefeito de Ferraz.
Secom/ Ferraz - 18/07/2014