Inscrições para cursos do Pronatec abrem no dia 18 em Poá

Inscrições para cursos do Pronatec abrem no dia 18 em Poá

As inscrições abrem no dia 18 e seguem até o dia 22 de agosto, no NAP / Foto: Flavio Aquino


A Secretaria de Indústria e Comércio de Poá, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), vai abrir vagas para os cursos de agente de limpeza e conservação, operador de processos químicos, pintor de obras, porteiro e vigia. As inscrições terão início no dia 18 de agosto, no Núcleo de Atendimento a População (NAP).

De acordo com o secretário da pasta de Indústria e Comércio, Douglas Aspasio, é uma ótima oportunidade para adquirir uma nova profissão, ou para aqueles que desejam ingressar no mercado de trabalho. “As aulas serão ministradas no Instituto Federal de Suzano, a partir do dia 25 agosto, das 08 às 12 horas por professores qualificados, sendo que estes cursos do Pronatec são bem conceituados”, disse.

Os interessados terão o período de 18 a 22 de agosto para se inscreverem e é preciso ter a partir de 16 anos e apresentar o RG, CPF e comprovante de endereço. A Secretaria de Indústria e Comércio ressaltou que as vagas são limitadas. O NAP está situado na Avenida Vinte e Seis de Março, nº 72, na região central do município.

CURSOS

Cada curso tem sua carga horária, sendo que para agente de limpeza e conservação, serão 160 horas de aula, sendo que compete a esta função os ensinamentos de conservação de áreas comuns internas e externas de condomínios, empresas públicas e privadas, comerciais e industriais. Pode ter o ensino fundamental incompleto.

Para operador de processos químicos industriais, a carga horária é de 200 horas, com ensino médio completo. Este curso ensina os processos químicos, interpretando plantas de processos, operando equipamentos, movimentando e manipulando produtos químicos diversos, realizando controles operacionais, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

O curso de pintor com carga horária de 200 horas prepara o aluno para analisar e preparar superfícies internas e externas de edificações a serem pintadas, combinando materiais, e diferenciando o mesmo para cada tipo de estrutura a ser pintada. Inclui ainda, cálculos de quantidade de materiais e equipamentos a serem utilizados, além de ensinar a aplicar as tintas e materiais similares, de acordo com as normas técnicas de qualidade, saúde, higiene e segurança. O aluno pode ter o ensino fundamental incompleto.

Já para porteiro e vigia, a carga horária do curso é de 160 horas, no qual o aluno irá aprender a recepcionar e orientar as pessoas em portarias e controlar a entrada e saída, inclusive de veículos. Serão passadas noções também para inspecionar áreas comuns, manutenções simples e solicitação de consertos. O aluno vai aprender ainda como zelar pela segurança pessoal e patrimonial e a receber, protocolar e distribuir correspondências e encomendas aos destinatários.

PROGRAMA

O Pronatec é um programa criado pelo Governo Federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos gratuitos de educação profissional e tecnológica.

Secom/ Poá - 30/07/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV