Obra do coletor tronco de Arujá é executada

Obra do coletor tronco de Arujá é executada

Divulgação


Já estão em andamento, no bairro do Limoeiro, as obras do coletor tronco Caputera. O dispositivo, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), deve ser concluído em dezembro de 2015 e irá beneficiar ao menos treze bairros de Arujá, permitindo que a cidade alcance 100% de coleta de esgoto em áreas regulares e continue a tratar 100% do que é coletado.

Durante vistoria às obras executadas pelo consórcio Tejofran/ FR Augusto Velloso, nesta quinta-feira (24/07), o gerente regional da Sabesp no Alto Tietê, Roberto Fumio, explicou que depois de instaladas as redes de esgoto, o coletor irá atender ao Jardim Real, Jardim Via Dutra, Limoeiro, Vila Pedroso, Parque Nossa Senhora do Carmo, Jardim Fazenda Rincão, Condomínios I, IV e V, Verdes Lagos, Real Park, SunVille e Country Club.

“O coletor tronco, que até Itaquá é chamado Perová e aqui chamamos de Caputera, vai chegar da divisa entre Arujá/Itaquá até o Jardim Real. O dispositivo irá receber o esgoto das residências e exportá-lo para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) São Miguel, ampliando a capacidade de coleta em Arujá”, destacou Fumio. Segundo o gerente regional, o investimento no coletor é de R$ 6 milhões.

De acordo com o gerente de Departamento da estatal, Eduardo Camargo Afonso, para que o coletor possa atender às localidades, está prevista ainda a instalação de pelo menos 60 km de rede coletora de esgoto, além de ligações domiciliares e industriais. “Nas redes coletoras serão investidos cerca de R$ 41 milhões”, destacou.

Também participaram da vistoria aos trabalhos o secretário municipal de Serviços, Ciro Doi, e o adjunto da Pasta, Edson Nasser, além do encarregado da Sabesp em Arujá, Davi Augusto de Lima, o gerente de manutenção Eduardo Almeida e os representantes da Tejofran/ FR Augusto Velloso, Bruno Modolo Vieira e Rodrigo Santos. “É mais uma grande conquista para a cidade”, reforçou o secretário.
Qualidade de vida

Para o prefeito Abel Larini, o avanço na execução das obras de saneamento tem um grande significado para a cidade: “O objetivo é universalizar o saneamento no município, com a oferta de 100% de água potável, 100% de coleta de esgoto e 100% de tratamento de esgoto para todos os cerca de 80 mil arujaenses. Esgoto tratado e coletado resulta em mais saúde e qualidade de vida para nossos moradores, é fundamental”.

Atualmente, 69% do esgoto são coletados, sendo que todo esse volume já é tratado.

Fonte: Prefeitura de Arujá - 24/07/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV