Garoto de nove anos morre durante incêndio
Garoto de nove anos morre durante incêndio em Mogi das Cruzes
Vizinhos chegaram a tentar socorrer o menino de dentro do apartamento em que morava
![]() |
Vizinhos colocaram uma escada para tentar socorrer a vítima de dentro do imóvel / Foto: Amilson Ribeiro |
Segundo o boletim de ocorrência (B.O.), registrado no 4º Distrito Policial (DP) de Jundiapeba, Fernando Gustavo das Graças Mendes, de 9 anos, que era autista, morreu carbonizado, deitado sobre a cama de um dos quartos do apartamento, que fica no segundo andar. Já a pessoa que teria ficado ferida do lado de fora do edifício, ao ser atingida por um extintor que caiu do apartamento, passa bem. Um outro homem que subiu em uma escada para entrar no imóvel acabou caindo de uma altura de seis metros, mas não se machucou.
A ocorrência teve início por volta das 14 horas, mobilizou diversas viaturas do Corpo de Bombeiros e até o helicóptero Águia da Polícia Militar. Foram os moradores locais quem perceberam o incêndio e chamaram o socorro.
O segurança Ronaldo Lopes dos Santos, 28, disse, na delegacia, que tinha ido no condomínio buscar o filho, quando viu o apartamento 22, no bloco 5, em chamas e resolveu ir até a porta para ver o que acontecia. Foi quando encontrou outras pessoas, já tentando extinguir o fogo.
Como possui curso de brigadista de incêndio, o segurança afirmou ter orientado a população para conter as chamas, com baldes de água e extintores. No instante em que grande parte do incêndio já estava controlado, ele molhou o corpo e entrou no apartamento com outra moradora, achando a criança na cama. A vítima, segundo o segurança, parecia estar morta, mas o rapaz enrolou-a em um edredom e a levou para a sala, onde aguardaram os bombeiros, que chegaram na sequência.
O tenente Lucas Mieteli, comandante do posto do Corpo de Bombeiros de Suzano, contou que as equipes fizeram o trabalho de rescaldo e isolamento, pois os moradores foram "bastante rápidos e perspicazes", arriscando-se na tentativa de salvar a criança. Todo o mobiliário do imóvel foi queimado e as causas do incêndio não puderam ser identificadas, informou o tenente.